A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com o Instituto Esporte e Educação (IEE), concluiu, nesta terça-feira (12), a formação Projeto Rede Multiplicadora de Esporte Educacional, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Na ocasião, foram desenvolvidos trabalhos com os temas: Jogos e brincadeiras; Circo; Infância e contemporaneidade; entre outros. Participaram 36 professores de Educação Física da rede municipal de ensino, de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
“Tivemos a responsabilidade de articular e garantir a participação dos professores nas etapas de formação. Este é um projeto fundamental no sentido de possibilitar, por meio da capacitação, melhores condições para que nossos alunos das escolas municipais sejam atendidos com mais recursos didáticos”, contou a secretária de Educação, Tania Toledo.
Durante o dia, os participantes também contaram com um Seminário de Boas Práticas. O encontro foi um momento de troca de práticas pedagógicas realizadas a partir dos conteúdos e estratégias desenvolvidas no Projeto de Formações IEE, que permitirá atendimentos a mais de 3 mil alunos.
Para a coordenadora de Educação Física do Cemepe, Kátia Kelly de Souza, o curso foi gratificante e terá um impacto positivo para os estudantes da rede municipal de ensino. “Os profissionais tiveram a oportunidade de novas experiências, dividir e conhecer formas de aplicação dos saberes, aprender como mediar algumas situações no contexto escolar. Todos os professores demonstraram muita alegria e satisfação na realização do projeto. Será muito benéfico para todos”, destacou.
Rede de Parceiros Multiplicadores
A Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional foi criada com o intuito de democratizar o acesso ao esporte educacional por meio de um modelo integrado de formação de professores e pedagogos de escolas municipais, para qualificar as aulas de educação física e esporte, favorecendo a educação integral e a qualidade de vida.
O projeto, financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério da Cidadania, já atendeu a 58 municípios, em sete estados brasileiros, capacitando 773 professores e gestores de escola públicas e impactando 42.363 alunos na faixa etária de três a 17 anos, em aulas regulares e 1.643 eventos de esporte educacional.
Ao longo do Projeto de Formações são traçados cinco módulos, com aulas no sistema de Ensino à Distância (EaD) e encontros presenciais, divididas em 16 horas de estudo em cada módulo, que ainda contaram com dois seminários online cada. Os participantes realizaram duas tarefas/entregas ao longo da formação, que teve 80 horas de aulas na plataforma Moodle/IEE; 20 horas de formação online (via webinários); além de 20 horas para a produção e realização das tarefas. Após a conclusão do último módulo, os participantes receberam certificado de formação/capacitação.