Notícias

Reciclagem de vidro registra aumento de 10,63% em 2021

Material recolhido pela Coleta Seletiva do Dmae contribuiu para aumento na quantidade reciclada que alcançou 1.453 toneladas no ano passado
12 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em 2021, a reciclagem de vidro pelas associações de recicladores foi de 1.453,09 toneladas. Esse número representa um aumento de 10,63%, se comparado com a quantidade recolhida no ano anterior, que registrou 1.313,48 toneladas. De todo o material recolhido pela Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a quantidade em vidro equivale a 36%.

 “O aumento do percentual é decorrente da ampliação da coleta seletiva na cidade. No ano passado ampliamos o serviço para mais 17 bairros, alcançando 85% de cobertura da coleta seletiva em Uberlândia”, afirmou o supervisor de gestão de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio.

De acordo com o supervisor, os materiais mais recolhidos pela Coleta Seletiva são vidro, papelão e papel. “Vale lembrar que além da coleta realizada pelo ecocaminhão, alguns moradores entregam os vasilhames diretamente nas associações”, disse.  

 A reciclagem do vidro contribui para a renda das associações e integra o projeto Recicla Vidros. Participam do projeto, quatro associações e uma cooperativa de recicladores e catadores (Arca, Abrcs, Coru, Arbe e Assotaiamã). As associações também contam com quatro caçambas e um triturador para acondicionar e reciclar o material recolhido.  

Benefícios

Reciclagem de vidro registra aumento de 10,63% em 2021 1

O vidro reciclado é 100% reaproveitado, reduz o volume de lixo nos aterros, economiza água e evita a extração de areia, matéria prima do vidro. Além de gerar renda para os recicladores, o processamento e a comercialização geram benefícios ambientais e econômicos. Quando não reciclado ou reutilizado, o vidro pode permanecer na natureza por cerca de 10 mil anos poluindo solos e águas.

Descarte

O vidro é um material que deve ser descartado com cuidado. Coloque os cacos de vidro dentro de caixas de papelão ou garrafas PET e se possível identifique seu lixo. Para o recolhimento de recicláveis, Uberlândia conta com a Coleta Seletiva, que já atua em 61 bairros, e com a distribuição de Ecopontos da Prefeitura. Além disso, as cooperativas e associações parceiras possuem caçambas disponíveis. Para mais informações, entre em contato por meio do Fone Fácil 115, pelo e-mail coletaseletivauberlandia@gmail.com ou pelo (34) 3228-7744.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também