Notícias

Banca avaliadora de premiação visita projetos finalistas de Uberlândia

Município tem dois projetos disputando o prêmio promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM)
19 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Comprovando a importância e efetividade dos projetos desenvolvidos pela administração pública municipal, Uberlândia é finalista em duas categorias na 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. E, hoje (19), a comissão avaliadora da premiação visitou os projetos finalistas da cidade nas categorias Assistência Social e Saúde, com os projetos respectivos: “Condomínio do Idoso” e “Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus no município de Uberlândia”.

Condomínio do Idoso

Referência para o Prêmio, o primeiro Condomínio do Idoso foi criado em 2008 e tem por objetivo oferecer moradia, segurança e qualidade de vida para idosos com mais de 60 anos. Localizado no bairro Guarani, é um projeto pioneiro no estado de Minas Gerais e possui capacidade de alocar 48 idosos em 24 chalés. Os espaços são formados por quarto, banheiro, cozinha e sala conjugadas, adaptados às normas técnicas de acessibilidade. No Condomínio, os moradores não pagam água, energia elétrica e aluguel, uma vez que o projeto é voltado para dar uma maior qualidade de vida para idosos de baixa renda. 

Para ampliar a capacidade de atendimento à esta população, está em fase final de construção a segunda unidade do Condomínio do Idoso. A unidade, localizada no bairro Laranjeiras, contará, em sua fase inicial, com 16 habitações de interesse social, de forma que em cada residência possa residir uma pessoa ou um casal. A intenção é que, após essa etapa, o projeto seja ampliado com a construção de mais 20 chalés, beneficiando outras 40 famílias.

Banca avaliadora de premiação visita projetos finalistas de Uberlândia 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Além disso, está sendo construída toda a infraestrutura do equipamento, contando com guarita, setor administrativo, uma via interna, muro, sistema de proteção contra incêndio, entre outros recursos. Todas as casas serão acessíveis, com área construída de 31,42 m², com sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e quintal na área externa.

Cuidando de pessoas com Diabetes Mellitus

Trata-se de um trabalho de acompanhamento de pacientes com diabetes através do exame da hemoglobina glicada e da elaboração multidisciplinar de cuidado específico.  O objetivo do exame é identificar a diabetes, acompanhar o seu desenvolvimento e averiguar se o tratamento está dando resultados.

Banca avaliadora de premiação visita projetos finalistas de Uberlândia 2
Banca avaliadora de premiação visita projetos finalistas de Uberlândia 3

O prêmio

A Associação Mineira de Municípios (AMM), que promove a premiação, inicialmente analisou 421 projetos inscritos e selecionou três em cada um dos nove eixos, sendo eles: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo.

A cerimônia de premiação que reunirá os gestores ou representantes das cidades finalistas acontecerá durante o 37º Congresso Mineiro de Municípios, em junho deste ano, ocasião em que serão revelados os ganhadores do prêmio. Os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso, gratuitamente, a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o final de 2022.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também