Notícias

Escola Água Cidadã do Dmae leva professores da rede municipal à Fazendinha

Semana de atividades do programa conta com palestras, teatro e visitas ao Museu da Água, ETA Capim Branco e Fazendinha
19 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Durante esta semana, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) conta com uma programação repleta de ações de conscientização ambiental. Nesta terça-feira (19), professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal visitaram a Fazendinha Águas Vivas.

A ação faz parte do programa de Educação Ambiental da Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Dmae. Hoje, os professores participaram de uma capacitação do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). De forma a contribuir com a atividade, a visita à fazendinha foi guiada pelo Peac.

 “Ações como essa são muito importantes para nós”, comenta Elis Santos, professora de História e Geografia na Escola Municipal Professora Iracy Andrade Junqueira. “Depois da visita, vão surgindo ideias de como trabalhar educação ambiental em sala de aula, trazendo os alunos para ter contato com a natureza e enfatizando a importância de questões como a preservação e a reciclagem de lixo”, completa.

“Na Fazendinha, conduzimos a visita com nossos monitores apresentando o meio rural. Um resgate da cultura do campo, com um olhar para o futuro e a relação do ser com o meio ambiente. No programa de Educação Ambiental, somos responsáveis por apresentar palestras sobre água, resíduos e as visitas na ETA”, explica Priscilla Petrocelli, supervisora do Peac.

A programação continua na quarta-feira (20) com palestras, teatro e a segunda edição do Bueiro Azul, em que alunos da Escola da Criança vão pintar bocas de lobo e PVs do Parque do Sabiá. Na sexta (21), também haverá apresentação de teatro. As atividades da semana estão sendo realizadas com a participação de escolas municipais, estaduais e outras instituições.

Escola Água Cidadã do Dmae leva professores da rede municipal à Fazendinha 1

Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água. Foi regulamentado em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também