Notícias

Equipe parceira da Futel se prepara para Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Representada por 32 paratletas, equipe busca o tetracampeonato entre os dias 4 e 7 de maio, em São Paulo
22 de abril de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A equipe da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia, parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, intensificou o trabalho de preparação para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, competição que acontece entre os dias 4 e 7 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada por 32 paratletas nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de club, lançamento de dardo, salto em distância e 100, 400, 800, 1.500 e 5.000 metros rasos.

A coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, lembra que a equipe busca o tetracampeonato após ter conquistado o título nas três últimas edições, nos anos de 2017, 2018 e 2019. “Depois de dois anos sem a realização do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, por conta da pandemia da Covid-19, a competição volta a acontecer e tem gerado muita expectativa. A equipe está forte, muito bem preparada e tem treinado de segunda a sexta, na excelente estrutura do Sesi Gravatás, espaço assumido pela Futel no início do ano”, disse.

Além de coordenar os treinos, os profissionais de educação física da Futel têm desenvolvido um trabalho de motivação junto aos paratletas. “É um momento em que nos reunimos para evidenciar a força e a coragem de nossa equipe, formada por grandes vencedores dentro e fora do paradesporto”, ressaltou o treinador Leandro Garcia.

João Victor Borges, competidor nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco na classe esportiva F46 (para atletas com transtorno do movimento de grau moderado em um ou ambos os braços ou ausência de membros), está na equipe há quatro anos e já teve muitas conquistas importantes neste período. Atualmente, João Victor está na quarta posição no ranking nacional de lançamento de disco e é o quinto melhor do país no arremesso de peso.

Equipe parceira da Futel se prepara para Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico 1

“Em toda a minha trajetória, o trabalho desenvolvido pela Futel sempre foi fundamental para alcançar bons resultados. Agora, com a estrutura do Sesi Gravatás à disposição, minha expectativa é melhorar ainda mais meu desempenho”, completou o competidor.

Trabalho contínuo

A classificação dos 32 paratletas para o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. Além disso, a Futel disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (inclusive academia e pista de atletismo) e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.

Equipe parceira da Futel se prepara para Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico 2
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também