Notícias

Unidades de saúde de Uberlândia são acreditadas internacionalmente

22 de abril de 2022

O trabalho constante da Prefeitura de Uberlândia para garantir à população, cada vez mais, o melhor atendimento em saúde pública foi reconhecido internacionalmente com o recebimento da acreditação Qmentum International Diamond. A certificação foi concedida pela instituição canadense a 30 unidades de saúde do setor Sul, administradas pela organização social Missão Sal da Terra. Uma placa de certificação foi entregue ao prefeito Odelmo Leão, na tarde desta sexta-feira (22), no Centro Administrativo Municipal, pelos representantes da organização social. Com esse reconhecimento, a cidade é primeira em saúde pública da América Latina a receber a certificação Qmentum International Diamond. A designação é o resultado de uma rigorosa avaliação de mais de dois anos de desenvolvimento de processos contínuos e gestão de serviços de saúde regidos pelos mais rigorosos padrões de excelência em atendimento e segurança ao paciente.

“Ter este reconhecimento internacional mostra o quanto a parceria com a Missão Sal da Terra é bem-sucedida e que os profissionais envolvidos estão trabalhando para oferecer o melhor em saúde para a população que, sem dúvida, é a maior beneficiada. Essa acreditação garante que os processos adotados pela nossa valorosa parceira atendem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Unidades de saúde de Uberlândia são acreditadas internacionalmente 1
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

 A metodologia Qmentum International™ é aplicada no Brasil pelo Quality Global Alliance, por meio da aliança com a Health Standards Organization (HSO), que reúne especialistas do mercado para imprimir o mais alto nível de qualidade e excelência internacional ao sistema de saúde brasileiro, utilizando a experiência global de mais de 35 países e 15.000 instituições de saúde.  

A Missão Sal da Terra atua em 26 Unidades de Atendimento Primário à Saúde da Família (UAPSFs), bem como nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) São Jorge e Pampulha, UBS Pampulha e Ambulatório de Especialidades São Jorge, totalizando 30 unidades de saúde em Uberlândia. E, para conquistar a acreditação, precisa manter o alto nível de performance em todas as unidades.

De acordo com o Superintendente de Saúde, Arthur Pereira, a Acreditação em Rede Qmentum International Diamond traz para a Missão Sal da Terra o reconhecimento internacional de anos de dedicação e muito empenho de todas as equipes, que estão em constante busca de melhorias para a saúde do município de Uberlândia. “Sendo a primeira rede de atendimento à saúde pública da América Latina a receber a acreditação canadense, este título nos traz muita alegria e honra, mas também muita responsabilidade por tudo que foi feito e tudo que ainda está por vir, nessa parceria que temos com a Prefeitura de Uberlândia e que estimamos que cresça, para continuarmos esse trabalho de excelência”, afirmou. 

Unidades de saúde de Uberlândia são acreditadas internacionalmente 2
Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Todos os membros da organização social foram incluídos no processo de acreditação, realizado por meio de visitas presenciais de monitoramento, entrevistas, acompanhamento on-line, entre outras etapas, a fim de se adequarem aos padrões utilizados na metodologia de avaliação da qualidade da prestação dos serviços no local de atendimento e incorporarem uma cultura de qualidade, segurança e cuidado, centrada no paciente e família em todos os aspectos.

Outras certificações

Essa não é a primeira vez que que unidades de saúde de Uberlândia recebem um selo de qualidade. A Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros São Jorge e Pampulha já têm a acreditação em Nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Elas estão entre as cinco unidades de saúde públicas do Brasil com esse reconhecimento, sendo as únicas de Minas Gerais.

A acreditação da ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Veja Também