O atleta Marco Túlio Silva, 18 anos, da equipe Futel/Praia Clube conquistou a medalha de bronze neste domingo (24), na prova dos 1.500 metros no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, disputado em São Paulo, com a participação de representantes de todo o país. O atleta de Uberlândia fez o tempo de 4min4s59 e ficou atrás apenas de Marcos Gonçalves, do Mato Grosso, com tempo de 3min57s84, e Victor Augusto Carpeggiani, de Santa Catarina, com tempo de 4min2s41. No sábado (23), Marco Túlio obteve o quinto lugar na prova dos 800 metros, na mesma competição.
Como lembra Marco Túlio, a competição está entre as mais difíceis do país. “O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 reuniu os melhores atletas do país e, com muito empenho, conquistei o terceiro lugar em uma prova bastante difícil”, disse.
O coordenador de atletismo da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, elogia o desempenho de Marco Túlio. “Foi um resultado excelente, que reflete a importância da parceria firmada entre a Futel e o Praia Clube, pois em menos de um ano de trabalho já temos atletas despontando no cenário nacional”, destacou.
Considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária, Marco Túlio tem diversas conquistas na modalidade desde o ano passado, como duas medalhas na Copa Minas Loterias Caixa de Atletismo (ouro nos 800 metros rasos e prata nos 1.500 metros rasos), duas medalhas de ouro no Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, medalha de prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022, medalha de ouro na 5ª etapa do Circuito de Corridas de Uberaba, medalha de prata na Corrida do Noel e medalha de bronze na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.
Seu desempenho nas provas tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que oferece ao atleta toda a estrutura necessária para treinamento (como a pista de atletismo e a academia do Sesi Gravatás) e disponibiliza profissionais de educação física para acompanhá-lo e instruí-lo em treinos e provas. Para se preparar para as competições, ele treina na pista de atletismo do Sesi Gravatás cinco dias por semana.