A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove constantemente a capacitação dos colaboradores com o propósito de promover novos conhecimentos e habilidades às equipes e, consequentemente, aperfeiçoar os serviços em saúde. Na sexta-feira (29), supervisoras e gerentes das unidades de saúde da atenção primária participaram de um seminário e conheceram o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa Com Deficiência (CMAPCD).
O objetivo do encontro, de acordo com referência técnica da Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Junia Benedita Souto Oliveira, é reforçar o fluxo dos atendimentos, critérios de elegibilidade, funcionamento da estrutura, além das perspectivas dos novos atendimentos.
“Nossa intenção é levar a sensibilização sobre os atendimentos no espaço. Queremos que as crianças e as famílias recebem os melhores cuidados e tenha a possibilidade de serem inseridas na sociedade”.
O Campus Municipal de Atendimento à Pessoa Com Deficiência foi restruturado em 2021 e passou a ser gerido pela Secretaria Municipal de Saúde. Um novo modelo de encaminhamento e atendimento passou a funcionar e ser testado com as escolas municipais e unidades de Atenção Primária no Setor Sul de Uberlândia. Agora, após este tempo de organização do novo modelo, o atendimento poderá ser feito para outros setores da cidade.
Educação Permanente
Os colaboradores também participaram dos seminários sobre Supervisão Clínica em Saúde do Idoso e Prevenção de Acidentes e Adoecimentos no Trabalho. Nestas capacitações são oferecidas estratégias ativas de aprendizagem, favorecendo a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades, conforme explicou o coordenador de Educação Permanente, José Luiz Calixto Pereira.
“Estes seminários são uma forma de compartilharmos conhecimentos. Exemplo disso são as supervisões clínicas na qual uma equipe de atenção primária fica responsável por apresentar um caso que será discutido e estudado. A equipe mediadora se reúne e faz a seleção de um paciente, apresenta a condição e discute com os representantes das demais unidades a elaboração do plano de cuidados”.