As 74 salas de vacinação do município abriram as portas logo no início da manhã deste sábado (30) para o Dia D da vacinação de grupos prioritários contra a influenza e o sarampo. A imunização ocorre até as 17h. De acordo com o Programa Municipal de Imunização, o público prioritário para Influenza abrange 208 mil pessoas, enquanto para o sarampo são esperadas 56 mil pessoas.
O analista de TI (Tecnologia da Informação) Vitor Alves, foi um dos primeiros a comparecer a UAI Tibery levando o filho Aquiles, de 2 anos, para atualizar a caderneta de vacinação.
“A gente tem que cuidar da saúde dos pequenos, especialmente nessa fase, pra evitarmos problemas futuros. Principalmente se tratando da gripe e sarampo, que fazem vítimas todos os anos”, pontuou.
As campanhas foram iniciadas em abril. Para a Influenza, estão sendo atendidos tanto trabalhadores da saúde e pessoas a partir dos 60 anos quanto os demais grupos, entre os quais estão crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidade e aquelas com deficiência permanente.
Já a vacina contra o sarampo, a tríplice viral (que também protege contra rubéola e caxumba), está sendo destinada a trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Acompanhada de colegas de trabalho, a professora do Ensino Fundamental Meire Martins fez questão de destacar o compromisso coletivo com a saúde.
” Acho de suma importância nós professores, e os demais, participarem da vacinação. Eu acredito na vacina e, deu a dará, eu já venho logo cedo me imunizar. É interessante que todos compareçam”, afirmou.
Confira a seguir a lista completa do grupo prioritário para receber a vacina contra a influenza a partir deste sábado (30):
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.