O Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), ambas associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), disputam, a partir desta quarta-feira (4), duas das maiores competições de paradesporto do Brasil: o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo. As duas competições acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até sábado (7).
A equipe CDDU/Futel/Praia Clube é representada por 21 paratletas no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico e busca o quinto título consecutivo na competição. Já a equipe Aparu/Futel/Praia Clube, que busca vencer o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo pela quarta vez consecutiva, é representada por 32 paratletas nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de club, lançamento de dardo, salto em distância e 100, 400, 800, 1.500 e 5.000 metros rasos.
Como lembra a coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, ambas as competições acontecem pela primeira vez desde o início pandemia da Covid-19. “Os paratletas das duas equipes estão muito empolgados com o retorno das competições e se prepararam bastante para disputá-las. Tenho certeza que serão alcançados resultados memoráveis”, ressaltou.
A participação das equipes nas duas competições tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. A Futel disponibiliza aos paratletas de atletismo e halterofilismo a estrutura do Sesi Gravatás e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.