Notícias

Procon divulga ranking de empresas com maior número de reclamações

Ranqueamento das instituições públicas e privadas atende à Lei municipal Nº 13.491/2021
4 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O Procon Uberlândia divulga trimestralmente o Ranking de Reclamações dos estabelecimentos comerciais que receberam o maior número de queixas, feita pelos consumidores. Os dados são extraídos da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne informações sobre os atendimentos realizados pelos órgãos de defesa do consumidor no Brasil.

A listagem relaciona nominalmente as empresas que geraram maior número de demandas junto ao órgão. No topo estão as empresas de telecomunicação e as instituições bancárias.

Pela tabela, é possível verificar a posição da empresa e/ou fornecedor no ranking atual e a ocupada no ranking anterior, além do número total de reclamações recebidas. A listagem completa pode ser visualizada aqui.  

O Ranking é divulgado de acordo com a Lei Municipal N°13.491/2021, que determina a publicação do ranqueamento das instituições públicas e privadas que mais tiveram demandas no Procon. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor tem a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos. O órgão atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em estabelecimentos.

Canais oficiais

O Procon Uberlândia possui canais oficiais para registrar as reclamações. Pode ser presencialmente, na plataforma de atendimento (avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery) ou ainda na van itinerante por meio do Procon Móvel. Outra maneira é pela plataforma online, faleprocon.mg.gov.br, onde é possível abrir reclamações, fazer denúncias, negociações e renegociações de dívidas. Para abrir um procedimento, é preciso apresentar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.

É possível ainda utilizar o Disque Procon 151 para tirar dúvidas, orientação, informação sobre o andamento de solicitação e agendamento. A central funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também