O Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, conquistou, pela quinta vez consecutiva, o Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico. A competição foi disputada no Centro Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de maio.
A equipe uberlandense foi representada por 21 paratletas e obteve 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 4 de bronze, além de ter se destacado como melhor equipe, melhor técnico (Weverton Santos), maior barra masculino (Mateus Silva), maior barra feminino (Tayana Medeiros), maior barra feminino jovem (Lara Lima) e melhor índice técnico feminino jovem (Lara Lima).
“Depois de dois anos sem a realização do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, por conta da pandemia da Covid-19, voltamos à competição com força total e conseguimos o pentacampeonato. Além disso, alcançamos muitos índices importantes e tivemos aquela que foi nossa maior conquista: a premiação de melhor equipe do país”, destacou o treinador Weverton Santos, que é profissional de educação física da Futel.
Segundo a paratleta Lara Lima, um dos destaques da competição, os resultados alcançados foram excelentes. “Estou muito orgulhosa de nossa equipe, que competiu em alto nível, com bastante seriedade e comprometimento, e conquistou o quinto título consecutivo na maior competição de halterofilismo paralímpico do Brasil”, completou.
Os resultados alcançados pela equipe CDDU/Futel/Praia Clube no Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. No caso do halterofilismo, a Futel disponibiliza aos paratletas as academias do Sesi Gravatás e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.
Medalhas conquistadas pela equipe CDDU/Futel/Praia Clube
Ouro
Luciano Dantas – Categoria até 65 kg (Marca de 153 kg)
André Luiz Paz – Categoria até 97 kg (Marco de 188 kg)
Mateus Silva – Categoria até 107 kg (Marca de 205 kg)
Lara Lima – Categoria até 41 kg (Marca de 96 kg)
Caroline Alves – Categoria até 79 kg (Marca de 107 kg)
Valéria dos Santos – Categoria até 86 kg (Marca de 90 kg)
Tayana Medeiros – Categoria acima de 86 kg (Marca de 139 kg)
Prata
Rodrigo Marques – Categoria até 80 kg (Marca de 156 kg)
Camila Pilares – Categoria até 55 kg (Marca de 74 kg)
Ângela Teixeira – Categoria até 67 kg (Marca de 100 kg)
Fernanda Reis – Categoria até 73 kg (Marca de 91 kg)
Elizete Araújo – Categoria até 79 kg (Marca de 90 kg)
Edilandia Araújo – Categoria acima de 86 kg (Marca de 125 kg)
Bronze
Vinícius Freitas – Categoria até 88 kg (Marca de 141 kg)
Marcelo Marques – Categoria até 107 kg (Marca de 166 kg)
Gilvan Santos – Categoria até 107 kg (Marca de 166 kg)
Ana Carolina Albino – Categoria até 79 kg (Marca de 76 kg)
Outros resultados significativos
Gabriel Serafim – 4° Lugar – Categoria até 49 kg (Marca de 76 kg)
Maria Rita de Oliveira – 4° Lugar – Categoria acima de 86 kg (Marca de 90 kg)
Lucas Matheus Barbosa – 7° Lugar – Categoria até 59 kg (Marca de 96 kg)