As obras de Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar se encontram nas rodas de conversas iniciadas na manhã desta terça-feira (10), na Biblioteca Pública Municipal. Idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) os encontros que celebram a literatura brasileira seguem ao longo do mês de maio, seguindo a proposta do projeto “Abrindo livros e mentes”, do projeto Experiências Literárias – desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec).
Nesta terça-feira (10), foi a vez da obra de Machado de Assis ser debatida com alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi escolhida a crônica de 19 de maio de 1888, que traz reflexões sobre o processo pela abolição da escravatura, cuja data é celebrada em 13 de maio. Como complemento, os participantes repercutiram o conto Olhos D’água, de Conceição Evaristo.
O professor e mediador de leitura Américo Dantas foi o responsável pela turma participantes e destacou o objetivo da parceria entre Prefeitura e Cesec. “A proposta do projeto é formar leitores literários, então é importante que a população conheça os espaços como a Biblioteca e vejam que tem mais opções de livros e que eles podem pegar emprestado. A parceria é, principalmente, para divulgar esses espaços culturais”, afirmou.
Celebrando autores
Para o cronograma da Biblioteca Municipal, o próximo dia 18, às 15h, é a vez de celebrar o escritor Lima Barreto. Por meio do clássico Triste Fim de Policarpo Quaresma, o próximo encontro aborda a relação entre a língua nacional e o patriotismo. Já no próximo dia 27, o bate-papo é sobre o escritor e político José de Alencar.
A analista cultural da SMCT, Iolanda Silva Barbosa destaca que os encontros e a escolha dos autores são um convite a enaltecer o trabalho de escritores do nosso país. “A proposta da Biblioteca Municipal é trabalharmos esses autores na perspectiva de que a literatura brasileira é a literatura mãe, que fala sobre nosso país em um ano muito importante marcado pelos 200 anos da independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna”, ressaltou.
Confira!
O quê: Rodas de conversa em comemoração à Literatura Brasileira
Quando: 18 de maio às 15h30 / 27 de maio às 10h
Local: Biblioteca Pública Municipal – Centro Municipal de Cultura, Praça Jacy de Assis, s/n, Centro.
Mais informações: 3234-1600