Notícias

Rodas de conversa sobre literatura brasileira começam na Biblioteca Municipal

Projeto “Abrindo livros e mentes” ocorre ao longo de maio com destaque para três escritores
10 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As obras de Machado de Assis, Lima Barreto e José de Alencar se encontram nas rodas de conversas iniciadas na manhã desta terça-feira (10), na Biblioteca Pública Municipal. Idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) os encontros que celebram a literatura brasileira seguem ao longo do mês de maio, seguindo a proposta do projeto “Abrindo livros e mentes”, do projeto Experiências Literárias – desenvolvido pelo Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec).

Nesta terça-feira (10), foi a vez da obra de Machado de Assis ser debatida com alunos do ensino regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, foi escolhida a crônica de 19 de maio de 1888, que traz reflexões sobre o processo pela abolição da escravatura, cuja data é celebrada em 13 de maio. Como complemento, os participantes repercutiram o conto Olhos D’água, de Conceição Evaristo.

O professor e mediador de leitura Américo Dantas foi o responsável pela turma participantes e destacou o objetivo da parceria entre Prefeitura e Cesec. “A proposta do projeto é formar leitores literários, então é importante que a população conheça os espaços como a Biblioteca e vejam que tem mais opções de livros e que eles podem pegar emprestado. A parceria é, principalmente, para divulgar esses espaços culturais”, afirmou.

Celebrando autores

Para o cronograma da Biblioteca Municipal, o próximo dia 18, às 15h, é a vez de celebrar o escritor Lima Barreto. Por meio do clássico Triste Fim de Policarpo Quaresma, o próximo encontro aborda a relação entre a língua nacional e o patriotismo. Já no próximo dia 27, o bate-papo é sobre o escritor e político José de Alencar.

A analista cultural da SMCT, Iolanda Silva Barbosa destaca que os encontros e a escolha dos autores são um convite a enaltecer o trabalho de escritores do nosso país. “A proposta da Biblioteca Municipal é trabalharmos esses autores na perspectiva de que a literatura brasileira é a literatura mãe, que fala sobre nosso país em um ano muito importante marcado pelos 200 anos da independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna”, ressaltou.

Confira!

O quê: Rodas de conversa em comemoração à Literatura Brasileira
Quando:  18 de maio às 15h30 / 27 de maio às 10h
Local: Biblioteca Pública Municipal – Centro Municipal de Cultura, Praça Jacy de Assis, s/n, Centro.
Mais informações: 3234-1600

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também