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Busão Social completa um ano de serviço itinerante nesta sexta (13) com quase 14 mil atendimentos

Lançado em 13 de maio do ano passado, veículo que leva serviços e orientações sobre benefícios sociais e assistenciais atuou em mais de 40 pontos da cidade
13 de maio de 2022

Nesta sexta-feira (13), o Busão Social, criado na gestão Odelmo Leão, celebra um ano de atendimento itinerante à população. Lançado em 13 de maio do ano passado (clique aqui), o projeto da Prefeitura de Uberlândia, que consiste em levar à população atendimentos e orientações de benefícios socioassistenciais prestados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, atendeu, ao longo deste período, 31 bairros, nove assentamentos, três distritos e três loteamentos de chácaras (veja abaixo).

O Busão Social, nestes últimos doze meses, percorreu mais de sete mil quilômetros registrando 13.925 atendimentos e orientando centenas de pessoas das regiões que receberam o serviço itinerante.

Para Lauriane Fabrícia, moradora do assentamento Renovação, o projeto da Prefeitura traz comodidade para às famílias das comunidades atendidas. “O atendimento é muito bom e a gente depende dele, já que é difícil deixar os filhos ou levá-los para resolver algum problema de documentação ou de cadastro do Auxílio Brasil. As meninas me atenderam muito bem, são muito educadas, deram orientações que eu precisava e resolveram o meu problema. É um serviço muito bom e necessário pra gente”, ressaltou a moradora.         

Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

Nayane Aparecida, de 35 anos, também foi mais uma das pessoas atendidas pelo Busão social no assentamento e comemora a eficiência do serviço. “Eu precisava tirar minha documentação para dar entrada no Auxílio Brasil e não tinha condições de ir até à Prefeitura. Soube que o ônibus estaria aqui durante a semana e aproveitei pra vir. O atendimento é ótimo e saber que ele tá fazendo um ano é maravilhoso também! A cidade precisa muito desse serviço”, finalizou Nayane.

Durante este primeiro ano do Busão Social, uma das servidoras que esteve dentro dele rodando a cidade é a Rosana Rodrigues, coordenadora do projeto. Para ela, o momento é de gratidão pelo trabalho desempenhado que chegou a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Temos que agradecer pela maravilha desse projeto que tem ajudado muita gente. Quando o veículo estaciona, os moradores já aparecem entusiasmados para resolverem alguma pendência e serem devidamente orientados. E neste um ano de existência, nada mais justo que voltar ao assentamento Renovação, onde o projeto iniciou, e trabalhar celebrando com esta comunidade. Então, nesta sexta, haverá atendimento com pipoca, refrigerante e lanchinho para as crianças e todos os atendidos”, comemorou.

Regiões contempladas pelo Busão Social

31 Bairros: Jaraguá, Morada Nova, Luizote I, II e III, Tubalina, Dona Zulmira, Jardim Holanda, Jardim das Palmeiras, Vila Marielza, Jardim Ipanema, São Francisco, Osvaldo Rezende, Bom Jesus, Daniel Fonseca, Shopping Park, São Jorge, Minas Gerais, Maravilha, Planalto, Santa Mônica, Aclimação, Dom Almir, Roosevelt, Tibery, Pampulha, Cruzeiro Do Sul, Saraiva, Jardim Integração, Custódio Pereira e Segismundo Pereira.

9 Assentamentos: Renovação, Santa Clara, Monte Horebe, Rio Das Pedras, Fidel Castro, Maná, Glória, Irmã Dulce e Bom Jesus.

3 Distritos: Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e Miraporanga.

3 Loteamentos de Chácaras: Andorinhas, Val Paraíso E Douradinho.

Serviços prestados pelo Busão Social

Cadastramento e Recadastramento do CadÚnico, inscrição no Auxílio Brasil, orientações para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social da CEMIG, Carteirinha do Idoso Interestadual, Kit Alimentação, ID Jovem, Isenção para Registro Geral (RG), Tarifa Social do DMAE, dentre outros.

Objetivos do projeto

O Busão Social é mais uma ferramenta itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) que oferecerá atendimentos do Município nos locais que mais necessitam. A ideia é possibilitar, na prática, que a assistência social fique cada vez mais próxima das pessoas sem que elas precisem se deslocar aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou ao Centro Administrativo Municipal.

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