Notícias

Dmae promove capacitação para ampliar a coleta seletiva em espaços privados

Ação conta com palestra sobre adequação das instalações nos condomínios e separação dos recicláveis
13 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com o intuito de obter uma maior adesão ao serviço da Coleta Seletiva em Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vai realizar, na próxima quarta-feira (18), das 14 às 15 horas, uma capacitação gratuita no auditório da sede (av. Rondon Pacheco, 6400), sobre a implantação do recolhimento de recicláveis em condomínios, empresas e instituições.

A participação no evento é aberta à população. Para participar é preciso se inscrever diretamente neste link, pelo telefone (34) 3228-7746, ou e-mail: coletaseletivauberlandia@gmail.com. A capacitação vai orientar os participantes na implantação de um local próprio no condomínio ou empresa, onde serão destinados os recicláveis e o recolhimento pelo ecocaminhão.

Também haverá orientações e distribuição de folhetos com informações sobre os materiais recicláveis e o dia em que o ecocaminhão faz o recolhimento nos bairros e condomínios de Uberlândia.

Atualmente a coleta seletiva atende 85% da cidade, cobrindo 61 dos 74 bairros de Uberlândia. O serviço também atende 63 condomínios cadastrados, 19 empresas e 93 instituições (públicas e particulares).

Funcionamento da Coleta Seletiva

O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.

Veja no link abaixo (site do Dmae) os dias da coleta seletiva em seu bairro:

Coleta Seletiva

O que destinar à coleta seletiva

– Papel, vidro, plástico e metais

– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)

Cuidados na hora da separação do material reciclável

 – Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material

– Vidros: lave-os bem e retire as tampas

– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento

– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas

– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado

OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também