Notícias

Pacientes com doença pulmonar crônica contam com apoio no Centro Vida

Atividades são conduzidas por equipe multiprofissional, que, além da reabilitação pulmonar, trabalha semanalmente com temas de educação em saúde
13 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

 Compartilhar com outras pessoas as dificuldades e as superações de algo em comum, principalmente quando trata-se de uma doença, ajuda a encarar com mais facilidade o dia a dia. Há cerca de um mês, o Centro Vida – Reabilitação em Saúde desenvolve um grupo de acolhimento e atividades para pacientes diagnosticados com doença pulmonar crônica e que fazem uso do oxigênio domiciliar.

O grupo acontece com até seis paciente e é conduzido por uma equipe multiprofissional, que trabalha semanalmente com temas de educação em saúde. Após o bate-papo, eles fazem atividades manuais e, posteriormente, as de reabilitação pulmonar. A reabilitação é essencial, pois permite ao paciente a manutenção da independência e capacidade de realizar atividades no dia a dia.

Atualmente, estão ativos três grupos, sendo um na terça-feira, das 10h30 às 12h, e os outros na quarta, das 10h30 às 12h e das 15h às 16h40. Segundo a coordenadora do Centro Vida, Vanessa Reis, o grupo é para pacientes que fazem o uso do oxigênio domiciliar, seja pós-Covid ou não. “O grupo acontece para os pacientes que ainda estão em tratamento, pois percebemos que seria bom para eles se sentirem mais acolhidos e, principalmente, compartilhar as vivências e fazer a reabilitação em grupo. Quando eles veem que outras pessoas também tem um sentimento parecido, dão suporte um ao outro e a melhora da qualidade de vida é mais perceptível”, comentou.

Pacientes com doença pulmonar crônica contam com apoio no Centro Vida 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A aposentada Eneide Silva Fernandes, de 53 anos, é uma das integrantes do grupo. Diagnosticada com enfisema, devido ao uso prolongado do cigarro, e com apneia obstrutiva do sono, ela vê a melhora que a reabilitação e grupo tem feito em sua vida. “Antes eu não conseguia ir até o portão da minha casa. Era dependente da minha filha para tudo. Iniciei a reabilitação há alguns meses, e estou muito feliz de poder realizar atividades simples dentro da minha casa. Agora, com o grupo, que faço parte há um mês, eu compartilho a minha história com os outros, aproveito para aliviar a cabeça nos trabalhos manuais, e ainda faço a reabilitação com outras pessoas ao mesmo tempo”, relatou.

Centro Vida

Inaugurado em setembro de 2021 pela Prefeitura de Uberlândia, o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes diagnosticados com Covid-19 que precisam de cuidados contínuos após a alta hospitalar. Com uma equipe multiprofissional, o espaço é referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora de pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e que precisam de algum tipo de cuidado após a internação.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida.

Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o Centro Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também