Notícias

Ações e debates marcam Dia da Luta Antimanicomial

Evento acontecerá nesta quarta-feira (18), no quiosque multiuso do Parque do Sabiá, a partir das 8h30
17 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento. Para levar o tema à população, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção à Saúde Mental, realizará um encontro coletivo nesta quarta-feira (18), das 8h30 às 11h30, no quiosque multiuso do Parque do Sabiá.

 O encontro coletivo entre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Convivência e Cultura acontece no dia da Luta Antimanicomial. O movimento busca combater a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental. Por isso, acontecerão várias atividades com os integrantes dos Caps e Centro de Convivência a fim de proporcionar a discussão sobre a importância do cuidado mental. Além das atividades, também haverá a presença da Banda Municipal. O evento é aberto a toda a comunidade.

 Cuidado integral

A Prefeitura de Uberlândia disponibiliza atendimentos em saúde mental para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Esses atendimentos, realizados por equipes multiprofissionais, ocorrem nas unidades de Atenção Primária à Saúde, que são as portas de entradas preferenciais da rede de saúde, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, e nos pronto atendimentos das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em situações de urgência em saúde mental.

 Toda a rede de serviços trabalha de forma articulada, visando que o cuidado com o paciente ocorra mais próximo de sua casa, favorecendo a participação da família e a inclusão social. Fortalecendo a reabilitação psicossocial, o município conta, ainda, com o Centro de Convivência e Cultura, onde são desenvolvidas ações de socialização e inserção social pela cultura e esporte.

Para mais informações, acesse o Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load