Notícias

Futel orienta sobre prática de atividades físicas em baixas temperaturas

Cuidados extras incluem aquecimento, uso de roupas adequadas e hidratação
18 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a chegada das baixas temperaturas, a prática de exercícios físicos passa a exigir alguns cuidados extras. Entre os principais estão o uso de roupas adequadas, a hidratação e o aquecimento, especialmente no caso da caminhada e da corrida, duas das atividades mais praticadas no Parque do Sabiá.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson Medeiros, o aquecimento deve ser feito em qualquer época do ano, mas se torna ainda mais importante em dias frios. “O aquecimento é um exercício preparatório capaz de prevenir lesões e proporcionar inúmeros benefícios, como o aumento da mobilidade das articulações e o fortalecimento dos ligamentos e tendões”, destacou.

No Parque do Sabiá, o aquecimento pode ser feito na pista de corrida e caminhada ou nos aparelhos das academias ao ar livre. Ao todo, são onze espaços instalados por toda a extensão do principal cartão postal de Uberlândia: uma academia na entrada do Tibery (inclusive, adaptada para deficientes físicos), uma na entrada do Santa Mônica e nove estações de alongamento e outros exercícios instalados em diversos pontos, à beira da pista de caminhada.

Robson Medeiros também chamou a atenção para o uso de roupas adequadas durante a prática de atividades físicas ao ar livre. “Roupas que não aquecem o suficiente deixam as pessoas sujeitas a problemas como a hipotermia, porém é importante se lembrar que o corpo esquentará ao longo do exercício. Sendo assim, o indicado é iniciar a atividade com uma blusa que seja fácil de tirar, caso necessário”, disse.

Outro aspecto que merece atenção, segundo Robson Medeiros, é a hidratação. “Em dias mais frios, as pessoas tendem a consumir menos água, o que é um erro, já que o corpo também perde líquidos durante a prática de exercícios físicos. A orientação é que se hidratem antes, durante e depois das atividades físicas”, completou.

Funcionamento

A pista de corrida e caminhada do Parque do Sabiá funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h30 (com entrada permitida até as 19h30); aos sábados, das 5h às 21h (com entrada permitida até as 20h) e aos domingos, das 5h às 18h (com entrada permitida até as 17h).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também