Notícias

Prefeitura realiza ação de prevenção ao tabagismo nas escolas no mês de maio

Caravana de Prevenção passa pela EM Sebastião Rangel nesta semana
18 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e, para valorizar esta importante pauta, a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) da Prefeitura de Uberlândia está realizando ações de conscientização nas escolas da cidade.

O projeto Caravana de Prevenção está, nesta semana, com ações educativas na Escola Municipal (E.M.) Sebastião Rangel, trazendo as temáticas Cultura da Paz e Prevenção ao Tabagismo para alunos do 6º ao 9º anos. As atividades oferecidas para os estudantes são: palestras e oficinas, além da distribuição de material informativo.

A gestora da E.M. Sebastião Rangel, Gabriela Monteiro, solicitou a vinda da Caravana até a unidade escolar para auxiliar e demonstrar as consequências do uso e abuso de drogas, em especial do tabaco. “Para os nossos estudantes que moram no distrito de Tapuirama, o acesso a oficinas é mais dificil pela distância e situação financeira dos alunos. Quando existe a proposta de trazer atividades para dentro da escola é muito bom, porque os alunos conseguem ter acesso e dialogar sobre temas que nem sempre teriam oportunidade. Por isso, nossa escola nesta semana está discutindo temas muito relevantes e que, consequentemente, podem mudar a vida dessas crianças e adolescentes”, explica a gestora.

Nas oficinas de Graffiti, o coordenador do núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko) dá seu depoimento sobre sua experiência com o uso de cigarro como forma de alertar os estudantes sobre os malefícios deste consumo tanto para o indivíduo quanto para aqueles que o rodeiam.

“Quando ministro a Oficina de Grafitti aproveito para contar um pouco da minha história e conscientizar os alunos sobre os riscos, inclusive para quem fuma o tabaco passivamente”, conta o coordenador.

Nas palestras sobre tabaco é dado enfoque às novas roupagens em que ele se apresenta, como cigarros eletrônicos, narguilés e ‘paieiros’, alertando para os perigos que estes tipos de fumo também apresentam para a saúde do consumidor.

Como solicitar

As escolas que desejam receber a Caravana de Prevenção precisam fazer um agendamento prévio. Escolas municipais devem entrar em contato com o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), através do email: cemepe@uberlandia.mg.gov.br. Já as escolas estaduais e particulares precisam fazer a solicitação por meio do e-mail: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br ou pelos telefones (34) 3239-2818 / (34) 3239-2736.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também