Notícias

Prefeitura realiza ação de prevenção ao tabagismo nas escolas no mês de maio

Caravana de Prevenção passa pela EM Sebastião Rangel nesta semana
18 de maio de 2022
Foto: Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e, para valorizar esta importante pauta, a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) da Prefeitura de Uberlândia está realizando ações de conscientização nas escolas da cidade.

O projeto Caravana de Prevenção está, nesta semana, com ações educativas na Escola Municipal (E.M.) Sebastião Rangel, trazendo as temáticas Cultura da Paz e Prevenção ao Tabagismo para alunos do 6º ao 9º anos. As atividades oferecidas para os estudantes são: palestras e oficinas, além da distribuição de material informativo.

A gestora da E.M. Sebastião Rangel, Gabriela Monteiro, solicitou a vinda da Caravana até a unidade escolar para auxiliar e demonstrar as consequências do uso e abuso de drogas, em especial do tabaco. “Para os nossos estudantes que moram no distrito de Tapuirama, o acesso a oficinas é mais dificil pela distância e situação financeira dos alunos. Quando existe a proposta de trazer atividades para dentro da escola é muito bom, porque os alunos conseguem ter acesso e dialogar sobre temas que nem sempre teriam oportunidade. Por isso, nossa escola nesta semana está discutindo temas muito relevantes e que, consequentemente, podem mudar a vida dessas crianças e adolescentes”, explica a gestora.

Nas oficinas de Graffiti, o coordenador do núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC, Cleiton Rocha dos Santos (Kakko) dá seu depoimento sobre sua experiência com o uso de cigarro como forma de alertar os estudantes sobre os malefícios deste consumo tanto para o indivíduo quanto para aqueles que o rodeiam.

“Quando ministro a Oficina de Grafitti aproveito para contar um pouco da minha história e conscientizar os alunos sobre os riscos, inclusive para quem fuma o tabaco passivamente”, conta o coordenador.

Nas palestras sobre tabaco é dado enfoque às novas roupagens em que ele se apresenta, como cigarros eletrônicos, narguilés e ‘paieiros’, alertando para os perigos que estes tipos de fumo também apresentam para a saúde do consumidor.

Como solicitar

As escolas que desejam receber a Caravana de Prevenção precisam fazer um agendamento prévio. Escolas municipais devem entrar em contato com o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), através do email: cemepe@uberlandia.mg.gov.br. Já as escolas estaduais e particulares precisam fazer a solicitação por meio do e-mail: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br ou pelos telefones (34) 3239-2818 / (34) 3239-2736.

Veja Também