Notícias

Programação da 20ª Semana Nacional de Museus segue até domingo (22)

Em comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) elaborou uma série de atividades como exibição de vídeos e ações com escolas municipais
19 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Desde segunda-feira (16), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está celebrando a 20ª Semana Nacional de Museus com uma programação especial contendo exibições de vídeos e diversas ações em escolas. Com o tema “O poder dos Museus”, a 20ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), compõe a rotina do Museu Municipal de Uberlândia até domingo (22).

“São eventos que trazem uma reflexão conceitual e um panorama histórico para tratar a formação e o desenvolvimento do nosso museu. A proposta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é, sobretudo, mostrar o potencial transformador da interação entre museu e público, a qual busca informar, produzir conhecimento e preservar a memória contada através dos itens expostos”, destacou a diretora do Museu Municipal, Thaís Tormin. 

Até domingo (22), o Museu disponibilizará quatro vídeos no canal da Prefeitura no YouTube. Dentro da temática ‘Colecionismo’, traz uma reflexão teórica sobre essa ação, como são as coleções e a formação do próprio Museu Municipal de Uberlândia, cujas primeiras peças foram provenientes da coleção particular de Argemiro Costa.

O segundo vídeo aborda a ‘História dos Museus no Mundo’, enquanto o terceiro traz a ‘História dos Museus no Brasil: o Poder dos Museus’. Serão retratados, respectivamente, um panorama do desenvolvimento das instituições europeias, sobretudo a partir do final do século XV; e o desenvolvimento dos museus no Brasil, desde os seus predecessores no final do século XVIII até a atualidade. Já a temática do quarto vídeo é o “Histórico do Museu Municipal de Uberlândia: o Poder dos Museus”. São retratados os diversos momentos e identidades da instituição sob a ótica de sempre repensar o lugar e poder que busca exercer.

Ações educativas

A rede pública municipal de educação também ganha com a programação da 20ª Semana Nacional de Museus. Dentro do projeto ‘De Mala e Cuia’, o Museu levará uma mala com objetos do acervo e materiais didáticos para apresentação para alunos de instituições de ensino pré-definidas. A ação educativa ocorre sempre às 8h e 14h, sendo quinta-feira (19) no CEU Campo Alegre, e no próximo dia 24, no CEU Shopping Park.

Também na quinta-feira (19), a Biblioteca Roosevelt recebe a ação ‘Museu por trás da máscara’. O Museu Municipal levará uma caixa cuja porta é o peixe mitológico da fachada do prédio para desenvolver atividade lúdica de adivinhação com os estudantes. O propósito é abordar a função dos itens do acervo e relação com o presente.

Museu Municipal

Situado na Praça Clarimundo Carneiro, o Museu Municipal oferece atendimento ao público com visitas guiadas e/ou monitoradas, individuais ou em grupo. No início de sua trajetória, o Museu ocupou diversos espaços provisórios e, em 1996, conquistou a sua sede definitiva, o Palácio dos Leões – uma edificação tombada pelo Patrimônio Histórico de Uberlândia.

As peças que deram início ao acervo do Museu foram adquiridas pela Prefeitura em 1984 da coleção de Argemiro Costa. O acervo é complementado por meio de doações da comunidade.

Muitos dos itens ficam na Reserva Técnica, um espaço anexo onde são feitas pesquisas, análise, higienização, conservação e, quando necessário, reparo ou restauração. Também são realizadas exposições de longa duração. O local abriga exposições temporárias e a exposição permanente da Câmara Municipal, referente ao período que a instituição funcionou no prédio.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também