O plantão da Prefeitura acolheu 28 pessoas em situação de rua nos abrigos municipais na madrugada desta sexta-feira (20) após realizar 60 abordagens. Os abrigos ainda contam com mais 130 vagas disponíveis e os trabalhos são feitos devido as baixas temperaturas registradas nos últimos dias. A força-tarefa é realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Defesa Civil e órgãos de segurança.
A força-tarefa está sendo feita diante das baixas temperaturas registradas. Durante esta última madrugada, as temperaturas mínimas apresentadas pelas estações meteorológicas foram 6,2°C no Parque do Sabiá, 6,5°C no Jardim Patrícia, 9,5°C no Centro e 7,8°C no Industrial. Na estação INMET/UFU a mínima registrada foi de 8,9°C e sensação térmica de 8,4°C.
A força-tarefa foi convocada pelo prefeito Odelmo Leão junto a todas as secretarias municipais e órgãos competentes com a preocupação de ter uma equipe especializada e toda a estrutura necessária dos abrigos para acolher as pessoas. O trabalho é realizado durante 24 horas. Para ampliar o acolhimento a esta população, foi ampliada a capacidade de atendimento nos abrigos municipais. Nestes locais, os acolhidos recebem um kit de higiene pessoal com escova e pasta de dentes, sabonete, absorvente menstrual, esponja, desodorante, pente, cortador de unhas e barbeador. Além disso, recebem um conjunto de moletom, chinelos, um cobertor e uma toalha.
Contate a força-tarefa
A população pode ajudar a Sedesth no trabalho de identificação de quem precisa de auxílio. Das 18h às 23h, os plantonistas atenderão no Centro de Referência para a População de Rua e Migrante (Centro Pop), na Praça da Bíblia, por meio dos telefones: (34) 3235-4772, (34) 3216-7161 e 0800-940-1229. A partir das 23h, as solicitações podem ser feitas somente pelo número de plantão (34) 9.9946-0373.