Notícias

Equipe do Centro de Referência em Autismo participa de treinamento

Capacitação dos profissionais do município está sendo feita por meio de consultorias do Instituto Voar
20 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inaugurado pela Prefeitura de Uberlândia há pouco mais de um mês (clique aqui), o Centro de Referência em Autismo possui um corpo técnico de profissionais que vem sendo constantemente capacitado para atender com efetividade e humanidade os pacientes encaminhados.

Nesta quinta (19) e sexta (20) os profissionais passaram por mais um treinamento com as especialistas em Transtorno de Espectro Autista (TEA), do Instituto Voar de Ribeirão Preto (SP), que é uma das referências em todo país. A visita técnica ofereceu suporte para o melhor desenvolvimento das funções desempenhadas pelos terapeutas em TEA.

 O treinamento faz parte do projeto de implantação e desempenho do Centro de Referência em Autismo em Uberlândia. A consultoria prestada nestes dois dias acompanha os profissionais do município realizando estudos, análises e avaliações de casos.

Recentemente, a equipe de profissionais de Uberlândia também passou por outra capacitação por meio de estágio no Instituto Voar nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, recebendo suporte técnico e demais treinamentos para o desenvolvimento com excelência no trabalho desempenhado no equipamento de saúde municipal.

Segundo o prefeito Odelmo Leão, capacitar os servidores é servir melhor toda a população. “O Centro que inauguramos é um motivo de orgulho para todos nós e o nosso comprometimento continua com a capacitação dos excelentes profissionais que temos para oferecer aos pacientes atendimentos acolhedores, humanizados e com bons conhecimentos técnicos. O nosso povo merece e o que estiver dentro das nossas possibilidades, a gente busca e faz”, pontuou o chefe do executivo.

Centro de Referência em Autismo

O Centro de Referência em Autismo conta com cerca de 345 m² de área construída. O espaço tem sete consultórios das áreas de neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psiquiatria infantil, psicopedagogia, além de salas de recepção, convivência, diagnósticos, reuniões, treino de Atividades de Vida Diária (AVD), oficinas para famílias, jardim sensorial, área de playground, entre outros.

O espaço funciona anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos, localizado na avenida Sete de Setembro, nº 871, no bairro Pacaembu. É administrado pela Organização Social (OS) Missão Sal da Terra e é também o primeiro centro de referência, via SUS, especializado neste atendimento.  

Atendimentos

As unidades básicas de saúde da Atenção Primária são a porta de entrada para os atendimentos no Centro de Referência em Autismo.O local tem capacidade para atender cerca de 100 usuários por mês, com terapias duas vezes por semana. Serão atendidos, por uma equipe multidisciplinar de 16 colaboradores, pacientes com idades de um ano e seis meses até 18 anos.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load