Notícias

Força-tarefa da Prefeitura abrigou mais de 80 pessoas em situação de rua na última semana

Nas madrugadas de 16 a 23 de maio, foram registradas 238 ligações atendidas pelos plantonistas, mais de 200 abordagens realizadas e 87 pessoas foram acolhidas em abrigos
23 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), divulgou o balanço da Força-Tarefa realizada na última semana. A ação, formada por secretarias municipais, Defesa Civil e órgãos de segurança pública como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, teve o objetivo de abordar e acolher pessoas em situação de rua durante à onda de frio intensa que atingiu a região nos últimos dias.

De acordo com os números registrados entre os dias 16 a 23 de maio, a Força-Tarefa computou 238 ligações feitas pela população e atendidas pelos plantonistas, além de 212 abordagens às pessoas em situação de rua e 87 acolhimentos efetivos nos abrigos municipais.   

Segundo o chefe do executivo, Odelmo Leão, todas as secretarias municipais foram convocadas e se uniram com os órgãos competentes para minimizarem os efeitos da onda de frio à população de rua. “Em pleno domingo (15), antes da queda brusca de temperatura, nos reunimos para trabalhar e alinhar as ações de cada agente público para atendermos melhor à população em situação de rua. Criamos o abrigo emergencial com toda a estrutura de alimentação, banheiros e dormitórios, além dos que já existem. Tivemos equipes extras de plantão atendendo 24 horas, além de realizarem abordagens pelas ruas da cidade. Contamos também com o trabalho da Defesa Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; e com o apoio da imprensa, que divulgou as ações e os telefones de plantão para que a sociedade pudesse nos ajudar. A todos que contribuíram nesta força-tarefa, meu muito obrigado”, pontuou o prefeito. 

Força-Tarefa encerrada

Com a previsão de aumento gradativo das temperaturas nos próximos dias, a força-tarefa é encerrada, mas a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação continua com a população de rua. “Continuaremos com nossas rotineiras abordagens às pessoas em situação de rua ao longo do dia para encaminharmos aos abrigos municipais onde é oferecido alimentação, banho, kit de higiene pessoal, roupas e todo o serviço de assistência social. Mas o abrigo emergencial e todas as ações extras da Força-tarefa que foram criadas devido a última onda de frio serão suspensas já que não há esta demanda para atender. Caso a temperatura abaixe novamente e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emita um novo alerta, nossos esforços serão novamente redobrados e a força-tarefa será retomada”, explicou a diretora da Proteção Social para População de Rua e Migrante, Vera Luce Souza Faria.

Campanha do Agasalho 2022

A população de Uberlândia pode contribuir doando roupas e cobertores. As peças, em bons estados de conservação, podem ser doadas em diversos pontos de coleta inclusive nas empresas apoiadoras da campanha, até 3 de junho (clique aqui e saiba mais).

Contate Centro de Referência para a População de Rua e Migrante (Centro Pop)

A população pode ajudar a Sedesth no trabalho de identificação de quem precisa de auxílio. Das 8h às 18h, os plantonistas atenderão no Centro de Referência para a População de Rua e Migrante (Centro Pop), na Praça da Bíblia, por meio dos telefones: (34) 3235-4772, (34) 3216-7161 e 0800-940-1229A partir das 18h, as solicitações podem ser feitas somente pelo número de plantão (34) 9.9946-0373.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load