Notícias

Uberlândia participa de pesquisa nacional SB Brasil 2020

Projeto do Ministério da Saúde busca identificar os agravos bucais mais prevalentes na comunidade; Morumbi e Granada são os bairros participantes da pesquisa
24 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

 A partir desta semana, as equipes da Rede de Atenção à Saúde Bucal estarão engajadas no processo de avaliação das condições da saúde bucal de dois setores de Uberlândia. As ações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2020, que busca identificar os agravos bucais mais prevalentes na comunidade e seus impactos na qualidade de vida. 

Serão entrevistadas e examinadas, em suas casas, pessoas com idades de 5 e 12 anos, além de grupos etários de15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. O levantamento proposto pelo Ministério da Saúde é coordenado por uma equipe de professores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em Uberlândia, professores da Faculdade de Odontologia da UFMG orientam o levantamento epidemiológico, que acontecerá em duas regiões, conforme sorteio realizado pela UFMG.

“As equipes de campo, responsáveis pela coleta de dados no município, percorrerão os domicílios dos bairros Morumbi e Granada para avaliar as condições de saúde bucal dos moradores. A pesquisa, além de mapear os agravos bucais e criar uma base de dados, também ajuda o Ministério da Saúde a planejar e avaliar as ações e serviços do SUS para a cidade”, explicou a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Bucal, Mariana Borges de Paiva.

Os envolvidos no projeto estão finalizando os treinamentos, já que a fase de pesquisa de campo iniciará no dia 25 de maio.  Os profissionais estarão uniformizados e portando crachá de identificação. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com as unidades de saúde dos bairros participantes da pesquisa.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load