Notícias

Desfile durante programação de ‘À Moda do Tempo’ agita Oficina Cultural

Parceria entre Prefeitura e agência de modelos evidencia cronologia da moda até sexta-feira (27)
25 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Danilo Henriques - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Oficina Cultural abriu espaço para uma passarela e recebeu amantes do estilo para um desfile sobre a cronologia da moda na noite desta quarta-feira (25). O evento gratuito segue até sexta-feira (27), integrando a programação de ‘À Moda do Tempo – O vértice da construção identitária dos povos’, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Acompanhado de apresentações de canto-coral e dança, o desfile reuniu criações de estilistas locais vestidas por modelos da Formation Models Management.

A concepção do desfile tem proposta cultural por meio da exibição de peças atuais que carregam a história de anos passados e, também, vestimentas feitas 30 anos atrás e guardadas em acervos. O curador da programação e diretor de Arte e Cultura Integradas da SMCT, Alexandre França, destaca que a proposta flerta diretamente com as seis exposições inauguradas na segunda-feira (23) e disponíveis para visitação na Oficina Cultural e Museu Municipal.

Desfile durante programação de ‘À Moda do Tempo’ agita Oficina Cultural 1
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

 “A ideia é fazer o cruzamento da moda do presente com o passado, entendendo que as coisas não têm data de validade: ideias, pensamentos, materiais e modos de usar. Como um projeto que visa entender moda pelo viés da cultura, a gente propôs essas convergências de tempo e espaço diferentes”, explicou.

O diretor do desfile, Matheus Dellaveck, afirma que o evento traz, para parte da população, estilistas, design, lojas e todo mercado da moda, a significância das características que seguem ao longo do tempo e destaque às criações. “Englobamos também a importância que este desfile traz aos modelos e profissionais envolvidos, gerando oportunidade e ampliando a comunicação dentro da indústria da moda, através do apoio da Prefeitura”, afirmou.

Desfile durante programação de ‘À Moda do Tempo’ agita Oficina Cultural 2
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU 

Exposições e oficinas

Até sexta-feira (27), o público pode prestigiar seis mostras até as 22h. O Museu Municipal traz a moda ao longo dos anos com a exposição “Costuras do Tempo/ Tempo de Costuras”. Na Oficina Cultural, estão as exposições: “O Destino Visível”, a “Casa de Costureira”, “Flor es ser”, “Desenhos dos figurinos da Ópera “Cavaleria Rusticana”, e a “Vizinhança”.

A programação na Oficina Cultural traz, ainda, workshops vespertinos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abordando: Estamparia e Beleza, 7 Estilos Universais, Acessórios de Miçangas, Customização, Customização em Jeans, Desenho (Croqui) e Pintura em Tecido. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também