Considerado o 9º maior estádio do país, de acordo com o ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Estádio Parque do Sabiá completa 40 anos nesta sexta-feira (27). Ao longo dessas quatro décadas, o Gigante do Parque se consolidou como um dos principais espaços esportivos do país e recebeu inúmeras partidas memoráveis de futebol, além de grandes shows.
“Hoje me emociono ao relembrar toda a história do Estádio Parque do Sabiá, pois é motivo de grande orgulho ter um espaço como esse em nossa cidade. O local sempre colocou Uberlândia em evidência, ao sediar importantes eventos esportivos e culturais, o que contribuiu para consolidar o município como a referência nacional no esporte que é hoje”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o local tem recebido constantes melhorias durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, como a recente reforma geral do gramado, serviço realizado pela primeira vez desde que o Estádio Parque do Sabiá foi inaugurado, em 27 de maio de 1982.
Além do serviço de aeração (perfuração do solo e remoção de pequenos plugs do gramado para permitir que o ar, a água e os nutrientes penetrem e cheguem às raízes), o gramado passou a contar com um moderno sistema de irrigação eletrônica, com 48 aspersores, divididos em oito linhas, que abrangem toda a extensão do gramado do estádio. Os equipamentos funcionam automaticamente, em horários pré-estabelecidos pela Futel, e despejam de 4 a 5 litros de água por metro quadrado a cada dia. Os aspersores também contam com sensores que impedem que eles sejam ligados em caso de chuva, para evitar desperdício de água.
“Nossa administração trabalha incansavelmente para promover constantes melhorias em todos os espaços públicos do município. No caso do Estádio Parque do Sabiá, devido à sua importância para todo o país, isso não poderia ser diferente. E o resultado disso é que hoje o espaço está em excelentes condições, apto para receber grandes partidas e shows”, destacou o prefeito.
Outras melhorias
O espaço também recebeu serviços como pintura interna do anel superior que contorna todo o estádio, pintura do anel que contorna o fosso, troca da iluminação interna por lâmpadas de LED, limpeza e pintura da fachada principal, pintura das estruturas metálicas que dividem as cadeiras cativas e numeradas da arquibancada especial, pintura do piso do saguão principal e das escadarias que dão acesso às cadeiras cativas, pintura do piso dos banheiros, limpeza de todas as arquibancadas de cimento, pintura das telas protetoras do bar principal, pintura do acesso ao campo e do meio fio (em volta ao gramado) e plotagem da cobertura dos bancos de reservas.
Também foram instalados 53 blocos de concreto nos degraus de acesso ao camarote, à tribuna de honra e às cabines de imprensa e uma nova identidade visual, com 156 adesivos e 85 placas em PVC, com um layout moderno e padronizado, em substituição às antigas que já estavam desgastadas pelo tempo. A nova comunicação visual abrange todos os setores, como arquibancadas, hall, cadeiras cativas e tribuna de honra, além de indicações de acessibilidade, saídas, entradas e sanitários.
“A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, é responsável por uma rotina diária de cuidados em todo o estádio, especialmente no gramado. Isso faz toda a diferença e demonstra a preocupação da administração em manter o nível elevado de um dos principais espaços esportivos do país”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Estrutura
O Estádio Parque do Sabiá tem 15 mil metros quadrados, é adaptado para cadeirantes (inclusive, conta com elevador) e está liberado pela Polícia Militar para receber até 39.990 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante eventos esportivos. Já no caso de shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.
São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.
Palco de grandes eventos
O Estádio Municipal Parque do Sabiá foi construído e inaugurado pelo então prefeito Virgílio Galassi, em 27 de maio de 1982, com o jogo entre Brasil e Irlanda do Norte, que terminou com goleada brasileira pelo placar de 7 a 0. Diante de um público de mais de 75 mil pessoas, este foi o último jogo da Seleção Brasileira, antes do embarque para a Espanha, onde foi realizada a Copa do Mundo naquele ano. A construção foi iniciada no dia 11 de outubro de 1978, ou seja, foram 1.324 dias até a inauguração.
Desde então, o estádio sediou o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, o Campeonato Brasileiro de Clubes e o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, além de jogos de vários times pelo Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores da América. No âmbito local, o destaque do estádio fica por conta da campanha vitoriosa do Uberlândia Esporte Clube (UEC), que culminou na conquista do título inédito da Taça CBF em 1984.
O Estádio Parque do Sabiá também recebeu grandes shows nacionais e internacionais, como A-ha, Triângulo Music, Roberto Carlos, Villa Mix, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, entre muitos outros.