Notícias

Peac apresenta o Ciclo da Água para as escolas de Uberlândia

Semana conta com atividades diversificadas como visitas a Estação de Tratamento, apresentações teatrais, palestras e exibição do cine água
30 de maio de 2022

Das nascentes, passando pelos rios até o tratamento e a distribuição nas casas, o ciclo da água foi apresentado em palestra na manhã desta segunda-feira para os alunos da Escola Municipal Ladário Teixeira, do bairro Nossa Senhora das Graças. Este tema também estará presente nas atividades desta semana do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A programação conta com visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), à Fazendinha e ao Museu da Água. A iniciativa conta ainda com apresentações teatrais da Turminha do Cerrado, jogos educativos e exibições do Cine Água.

Peac apresenta o Ciclo da Água para as escolas de Uberlândia 1

As atividades abrangem um público diversificado, com estudantes do ensino infantil das Emeis Cecília Meireles, Raimundo Vieira, Prof. Rosângela Borges Cunha; do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. Irene Monteiro Jorge, Escola do Moreno, Colégio Ressurreição; e do médio com alunos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Para a supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, a água é um recurso hídrico fundamental para a vida. Assim, as ações de educação ambiental visam conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a preservação dos rios e nascentes e desenvolver uma nova visão de um recurso que está presente em nosso cotidiano. “Esse é o objetivo do Programa Escola Água Cidadã: conscientizar por meio de atividades educativas, levando a mensagem da preservação e proteção dos recursos naturais a todas as idades”, afirmou.

Peac apresenta o Ciclo da Água para as escolas de Uberlândia 2

Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentada em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Até o ano passado, cerca de 360 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Veja Também