Notícias

Prefeitura de Uberlândia abre inscrições para Curso de Aquaponia

Capacitação para 30 inscritos ocorre na Ferub, na próxima sexta-feira (3)
30 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Produtores rurais interessados no cultivo de hortifrútis usando a recirculação de água podem se inscrever no Curso de Aquaponia, realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). A 13ª edição da capacitação intitulada ‘Técnica de Produção de Peixes com o Cultivo de Hortaliças Sem Solo’, ocorrerá na próxima sexta-feira (3). As inscrições são realizadas via Ferub, por telefone: 3218-0321.

O conteúdo teórico e prático será ministrado pelo Técnico em aquicultura Rodolfo Fontana para 30 participantes, na sede da Ferub, situada no quilômetro 63 da rodovia BR-050 – 500m à direita. A técnica conta com a presença dos peixes para auxiliar no desenvolvimento dos hortifrútis. Entre os benefícios estão uma alimentação mais saudável e livre de produtos químicos e o bem-estar para os produtores na lida com a terra e os animais.

“Este é um dos cursos de maior sucesso entre os ofertados pela Ferub, pois pode ser reproduzido em diversas escalas e com facilidade. Deste modo, atrai aquela pessoa que deseja trabalhar o sistema em casa, para poder colher um alimento mais saudável e natural, até o produtor rural que tem o interesse em desenvolver a atividade com interesse comercial”, disse o engenheiro agrônomo da Ferub Mayer Andrade Santos.

Como funciona

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa por um decantador, segue para filtro biológico e flui para outro compartimento, onde há um filtro biológico uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também