Notícias

Prefeitura autoriza implantação de videomonitoramento rural em Uberlândia

Prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço para instalação de 84 câmeras em locais estratégicos dos distritos, comunidades e estradas vicinais
30 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin


O prefeito Odelmo Leão assinou, na tarde desta segunda-feira (30), a ordem de serviço para a implantação do serviço inteligente de monitoramento rural no município de Uberlândia. A ação, que prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos da zona rural (distritos, comunidades rurais e estradas vicinais), será possível graças a uma parceria entre Prefeitura de Uberlândia, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Sindicato Rural de Uberlândia (SRU).

Com a ideia de ampliar o cinturão de segurança em Uberlândia, englobando as áreas urbana e rural, o projeto surgiu para atender ao anseio da população. A primeira etapa contempla a instalação de 84 câmeras em 20 locais estratégicos e mapeados pela PMMG. Outros 40 locais também receberão equipamentos em fases posteriores.

O investimento inicial será da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil no valor de R$ 890 mil, podendo chegar a R$ 2,6 milhões, conforme avanço do projeto. A empresa licitada é a Método System, de Belo Horizonte, e será a responsável por implementar o serviço, que fará o registro das imagens e poderá ser utilizado pela inteligência artificial das forças de segurança na prevenção e esclarecimento de crimes.

Prefeitura autoriza implantação de videomonitoramento rural em Uberlândia 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Os equipamentos são específicos para leitura de placas de veículos e para captação e processamento de imagens de alta qualidade em locais que necessitem de clareza e riqueza de detalhes em grandes distâncias. “Depois de lançarmos o Cartão do Produtor Rural, no ano passado, essa é a nossa nova iniciativa para levar ainda mais tranquilidade aos moradores, empresários e trabalhadores do campo. Além disso, ampliará o cinturão de segurança para toda a cidade e, portanto, será mais uma ferramenta para que Uberlândia possa continuar trilhando seu caminho de paz e desenvolvimento”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Primeira fase da implantação do videomonitoramento na zona rural:     
20 locais de monitoramento (distritos, comunidades rurais, estradas vicinais);   
84 câmeras de monitoramento;    
39 pontos de leitura de placa;   
43 câmeras de alta resolução e analíticos embarcados;
2 câmeras do tipo “olho vivo” para monitoramento ativo.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também