Notícias

Prefeitura celebra Dia Mundial Sem Tabaco nesta terça (31) reforçando ações de conscientização

Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil executou diversas atividades em escolas e locais públicos para intensificar reflexões sobre o tabagismo
31 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Dia Mundial Sem Tabaco é reforçado no calendário em 31 de maio. Para celebrar a data de hoje (31) e intensificar reflexões contra o tabagismo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, levou a Caravana da Prevenção, com diversas ações de conscientização, ao Centro Administrativo Municipal, escolas e espaços públicos.

Prefeitura celebra Dia Mundial Sem Tabaco nesta terça (31) reforçando ações de conscientização 1
Foto – Secretaria de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil

Durante a semana, alunos das Escolas Municipais Maria Regina, Sebastião Rangel e da Escola Estadual Maria da Conceição Barbosa de Souza participaram de palestras educativas, oficinas de Graffiti e Dança e receberam panfletos que elucidam sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios de se parar de fumar. Os servidores atuaram também com abordagens, panfletos educativos e orientações contra o tabaco no Centro Socioeducativo de Uberlândia, na Praça Tubal Vilela e no Terminal Central.

Panfleto educativo

O informativo destaca que o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo sendo responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica, bronquite e enfisema, 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, 30% dos diversos tipos de câncer como pulmão, boca, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado, 25% das mortes por doença coronariana, angina e infarto; e por doença cerebrovascular, acidente vascular cerebral.   

Como contatar a Caravana de Prevenção?

As escolas que desejam receber a Caravana de Prevenção precisam fazer um agendamento prévio. Escolas municipais devem entrar em contato com o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), através do email: cemepe@uberlandia.mg.gov.br. Já as escolas estaduais e particulares precisam fazer a solicitação por meio do email: diretoriadeprevencaoasdrogas@uberlandia.mg.gov.br ou pelos telefones (34) 3239-2818 / (34) 3239-2736.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também