Notícias

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país

Representantes de unidades como Sírio Libanês e HCor, por exemplo, visitaram a rede municipal e se encontraram com o prefeito Odelmo Leão
31 de maio de 2022

Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para boas práticas em saúde, Uberlândia recebeu a visita de uma comitiva com profissionais de cinco hospitais de excelência do Brasil. O grupo foi composto por representantes (confira abaixo) dos hospitais Sírio Libanês (HSL), Beneficência Portuguesa (BP), Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Coração (HCor) e Moinho de Ventos (HMV).

A programação realizada nesta segunda (30) e terça-feira (31) destacou o papel da Atenção Primária da Prefeitura da segunda maior cidade de Minas Gerais enquanto ordenadora da rede de atenção à saúde. Os profissionais também puderam falar sobre gestão no setor em encontro com o prefeito Odelmo Leão no Centro Administrativo Municipal.

“Desde 2017, investimos, além dos 15% do orçamento previstos constitucionalmente, mais de R$ 1,26 bilhão para garantir assistência de qualidade e no enfrentamento à pandemia. Significa que a Saúde, para nós, é prioridade. Portanto, abrimos as portas e estamos à disposição para parcerias com as quais, na troca de experiências, todos nós aprendemos”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A visitação começou na manhã de segunda-feira (30) com apresentação da interface da atenção hospitalar com a Atenção Primária na Rede Materno-Infantil. A visitação ocorreu no Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia. Para a tarde, foram apresentados os processos da Planificação da Atenção Saúde durante visita à Unidade Laboratório da APS – UBSF Santa Luzia. Nesta quarta, a visita técnica foi à UAI São Jorge, a UBSF Shopping Park I e se encontraram com o chefe do executivo municipal.

Nesta terça-feira (31), os representantes das unidades hospitalares estiveram na UAI São Jorge e conheceram os programas de Atenção Contínua e da Alta Responsável do município. Além disso, a visitação passou pela UBSF Shopping Park, para apresentação do modelo de construção de novas UBSF.

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país 2
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O coordenador médico do Hospital Sírio Libanês, Stephan Sperling, acompanhou os detalhes apresentados sobre os contratos de gestão do município com as Organizações Sociais (OS). Na ocasião, ele pontuou a importância dos aprendizados obtidos com a visita.

“Temos uma expectativa em conhecer a realidade de Uberlândia para um projeto que executaremos via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde em parceria com Conass e o Ministério da Saúde. A ideia é levar esses pontos de atenção ambulatoriais secundários com um viés digital para implantarmos, em estados do Nordeste, uma realidade similar à de Uberlândia. E o que encontramos aqui foram políticas públicas efetivas e perenes”, disse.

A programação enfatiza, ainda, o modo que a saúde em Uberlândia trata o papel dos especialistas dentro do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial – modelo PASA. No método, o atendimento vai para além do ambulatório de especialidades e traz suporte educacional aos profissionais e assistencial aos pacientes.

“Aqui temos feito o processo de auto cuidado apoiado e atenção contínua em que usamos a importância de o especialista conhecer a importância do profissional da atenção primária. Essa integração faz ver o paciente na integralidade”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Confira os representantes de cada unidade hospitalar que participaram da visita técnica:

Hospital Sírio Libanês

  • Stephan Sperling – Coordenador Médico
  • Luina Rios Pereira

Hosp. Alemão Oswaldo Cruz

  • Fernanda Saks Hahne – Coordenadora de Projetos
  • André Felipe Silva
  • Eno Dias Filho

Hospital Moinhos de Vento

  • Thaís de Campos Moreira – Líder Projeto Saúde Digital
  • Hilda Maria Moleda Constant

Beneficência Portuguesa

  • Railda Carone – Especialista em Projetos
  • Mônica Molida
  • Ludmila Guimarães

HCor

  • Camila Rocon – Médico Coordenador
  • Maria Letícia

Centro Colaborador do CONASS

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade.

Uma das visitantes é a gerente de projetos do Hospital Moinho de Ventos. Ela destaca o quão enriquecedor é o intercâmbio com um Centro Colaborador do Conass. “É uma rica experiência vir conhecer os ambulatórios e todas as possibilidades tidas por Uberlândia e como elas funcionam sendo de grande sucesso, então tentaremos implementar todas essas coisas boas em outras localidades do nosso país”, afirmou.

Em Uberlândia, a iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Veja Também