Notícias

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país

Representantes de unidades como Sírio Libanês e HCor, por exemplo, visitaram a rede municipal e se encontraram com o prefeito Odelmo Leão
31 de maio de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para boas práticas em saúde, Uberlândia recebeu a visita de uma comitiva com profissionais de cinco hospitais de excelência do Brasil. O grupo foi composto por representantes (confira abaixo) dos hospitais Sírio Libanês (HSL), Beneficência Portuguesa (BP), Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), do Coração (HCor) e Moinho de Ventos (HMV).

A programação realizada nesta segunda (30) e terça-feira (31) destacou o papel da Atenção Primária da Prefeitura da segunda maior cidade de Minas Gerais enquanto ordenadora da rede de atenção à saúde. Os profissionais também puderam falar sobre gestão no setor em encontro com o prefeito Odelmo Leão no Centro Administrativo Municipal.

“Desde 2017, investimos, além dos 15% do orçamento previstos constitucionalmente, mais de R$ 1,26 bilhão para garantir assistência de qualidade e no enfrentamento à pandemia. Significa que a Saúde, para nós, é prioridade. Portanto, abrimos as portas e estamos à disposição para parcerias com as quais, na troca de experiências, todos nós aprendemos”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país 1
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A visitação começou na manhã de segunda-feira (30) com apresentação da interface da atenção hospitalar com a Atenção Primária na Rede Materno-Infantil. A visitação ocorreu no Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia. Para a tarde, foram apresentados os processos da Planificação da Atenção Saúde durante visita à Unidade Laboratório da APS – UBSF Santa Luzia. Nesta quarta, a visita técnica foi à UAI São Jorge, a UBSF Shopping Park I e se encontraram com o chefe do executivo municipal.

Nesta terça-feira (31), os representantes das unidades hospitalares estiveram na UAI São Jorge e conheceram os programas de Atenção Contínua e da Alta Responsável do município. Além disso, a visitação passou pela UBSF Shopping Park, para apresentação do modelo de construção de novas UBSF.

Uberlândia é referência de boas práticas em saúde para hospitais de excelência do país 2
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O coordenador médico do Hospital Sírio Libanês, Stephan Sperling, acompanhou os detalhes apresentados sobre os contratos de gestão do município com as Organizações Sociais (OS). Na ocasião, ele pontuou a importância dos aprendizados obtidos com a visita.

“Temos uma expectativa em conhecer a realidade de Uberlândia para um projeto que executaremos via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde em parceria com Conass e o Ministério da Saúde. A ideia é levar esses pontos de atenção ambulatoriais secundários com um viés digital para implantarmos, em estados do Nordeste, uma realidade similar à de Uberlândia. E o que encontramos aqui foram políticas públicas efetivas e perenes”, disse.

A programação enfatiza, ainda, o modo que a saúde em Uberlândia trata o papel dos especialistas dentro do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial – modelo PASA. No método, o atendimento vai para além do ambulatório de especialidades e traz suporte educacional aos profissionais e assistencial aos pacientes.

“Aqui temos feito o processo de auto cuidado apoiado e atenção contínua em que usamos a importância de o especialista conhecer a importância do profissional da atenção primária. Essa integração faz ver o paciente na integralidade”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Confira os representantes de cada unidade hospitalar que participaram da visita técnica:

Hospital Sírio Libanês

  • Stephan Sperling – Coordenador Médico
  • Luina Rios Pereira

Hosp. Alemão Oswaldo Cruz

  • Fernanda Saks Hahne – Coordenadora de Projetos
  • André Felipe Silva
  • Eno Dias Filho

Hospital Moinhos de Vento

  • Thaís de Campos Moreira – Líder Projeto Saúde Digital
  • Hilda Maria Moleda Constant

Beneficência Portuguesa

  • Railda Carone – Especialista em Projetos
  • Mônica Molida
  • Ludmila Guimarães

HCor

  • Camila Rocon – Médico Coordenador
  • Maria Letícia

Centro Colaborador do CONASS

Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade.

Uma das visitantes é a gerente de projetos do Hospital Moinho de Ventos. Ela destaca o quão enriquecedor é o intercâmbio com um Centro Colaborador do Conass. “É uma rica experiência vir conhecer os ambulatórios e todas as possibilidades tidas por Uberlândia e como elas funcionam sendo de grande sucesso, então tentaremos implementar todas essas coisas boas em outras localidades do nosso país”, afirmou.

Em Uberlândia, a iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também