As políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia em prol da inovação não param. Em mais uma iniciativa para fomentar o setor, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) se tornou parceira na aplicação de um formulário entre empresas de base tecnológica e startups. O objetivo é coletar informações para construir uma trilha do conhecimento e otimizar a oferta de capacitação na cidade. (Acesse aqui).
O formulário foi elaborado em parceria com o Ecossistema de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Uberlândia (Uberhub), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Associação Comercial e Industrial da cidade (Aciub) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com apoio das empresas de tecnologia e arquitetos de soluções em tecnologia da informação (TI).
“Nossa equipe identificou que há uma dificuldade no mercado em encontrar profissionais devidamente qualificados para os desafios trazidos pelo avanço tecnológico. O formulário é um primeiro passo para mapearmos as demandas do setor e o que as instituições de ensino atuantes na cidade têm a oferecer. Do cruzamento desses dados, poderemos auxiliar os diversos agentes de inovação sobre os caminhos que podem tomar em Uberlândia de acordo com o tipo de capacitação ou formação profissional desejada”, explica a secretária Thalita Jorge.
O formulário, disponibilizado via Google Forms, é composto por 28 itens, que versam sobre identificação da empresa participantes e temas relevantes na área de inovação. Por exemplo, há questões em que o usuário pode apontar quais linguagens de programação são necessárias ao empreendimento (Front-end, Back-end e Frameworks) e o sistema de gerenciamento do banco de dados, bem como a estrutura computacional adotada.