Notícias

Campanhas de vacinação contra o Sarampo e Influenza são prorrogadas

Adiamento ocorre com o objetivo de alcançar cobertura vacinal mais ampla do público-alvo
3 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo foram prorrogadas até o dia 24 de junho. A extensão do prazo visa atingir um percentual maior de munícipes vacinados. Até o dia 30 de maio, a vacinação contra a Influenza tinha atingido apenas 15% das crianças e 43% dos idosos. Já a vacinação contra o Sarampo imunizou uma média de 25% de crianças e trabalhadores da saúde. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% do público-alvo contra Influenza e 95% contra o sarampo.

A vacina da gripe contemplaidosos (pessoas com 60 anos ou mais),Trabalhadores da saúde; Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e Trabalhadores portuários.

Já a vacina contra o sarampo contempla Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da área da saúde. De forma estratégica e definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação simultânea é para aproveitar uma única ida da família aos postos para a aplicação dos dois imunizantes.

Vale ressaltar que, a partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. Já a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano.

Locais de vacinação

Em Uberlândia, a vacinação ocorre em todas as salas de vacinação do Município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será das 8h às 18h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) será das 7h30 às 16h30. Nas salas de vacina das Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontecerá das 8h às 20h. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.

Vacina contra a Covid-19

As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também