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Procon Uberlândia realiza segunda pesquisa para Dia dos Namorados

Primeiro levantamento foi realizado no dia 31 de maio e o segundo, que teve objetivo de verificar possíveis alterações nos preços, no dia 10 de junho
10 de junho de 2022
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Para facilitar a aquisição de presentes para o Dia dos Namorados, o Procon Uberlândia realizou a segunda pesquisa de preços, que contemplou itens em promoção, específicos para a data. Foram analisados artigos de consumo (celular, notebook, relógio, secador, escova secadora, televisão, cama, entre outros) em cinco diferentes lojas da cidade, além de motéis.

Na pesquisa sobre produtos eletroeletrônicos foram informados, inicialmente, preços de itens promocionais. O primeiro levantamento foi realizado no dia 31 de maio e o segundo, que teve objetivo de verificar possíveis alterações nos preços, no dia 10 de junho. Confira a tabela aqui.

Vale lembrar que, o Procon não se responsabiliza por eventuais alterações de preços informados e praticados pelos estabelecimentos, assim como não certifica ou garante a qualidade dos serviços ofertados. Caso o consumidor tenha alguma dúvida, deverá recorrer aos canais de denúncias ou atendimento do órgão.

Motéis

Em relação aos motéis, foi realizada nesta semana o segundo levantamento dos valores do serviço em 24 estabelecimentos, sendo que a média de preços foi de R$ 79,50. A primeira pesquisa ocorreu em 12 de maio, possibilitando uma comparação de preços e promoções.  Os valores informados levam em consideração as suítes mais procuradas (standard e luxo) e o tempo médio de uma hora, além de pernoite com café da manhã.

Dicas importantes

Para os consumidores que vão adquirir produtos ou contratar serviços típicos para a data, as orientações do Procon são para fazer pesquisa de preços e evitar a compra por impulso. Antes de adquirir um produto em promoção verifique se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito ao preço, quantidade e qualidade.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, para compras feitas em sites, redes sociais e telefone, os consumidores têm sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data de entrega do produto.

Já para as compras físicas, onde o consumidor está na loja, a maioria dos estabelecimentos autoriza o cliente a escolher outra mercadoria, porém, isso é uma decisão tomada pelo fornecedor, e não obrigação imposta por lei. Por isso, é essencial atentar-se às políticas de troca praticadas por cada estabelecimento.

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