Mais de 70 crianças e adolescentes participaram da seletiva de atletismo da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizada no Sesi Gravatás, no último sábado (11). Os participantes, com idades entre 11 e 16 anos, foram avaliados em provas de corridas de resistência e velocidade, saltos e arremessos. Ao longo desta semana, eles serão divididos de acordo com suas habilidades em três turmas: iniciação, aperfeiçoamento e treinamento.
Segundo o coordenador de atletismo da Futel, Robson Medeiros, a seletiva superou as expectativas. “Muitos dos participantes tiveram contato com o atletismo pela primeira vez e já apresentaram aptidão para a modalidade. Identificamos diversos talentos que a partir de agora poderão desenvolver melhor suas habilidades e, assim, participar dos treinamentos e disputar competições”, ressaltou.
Um dos participantes da seletiva foi Juan Sanches, de 15 anos. “Já pratico futebol, mas até então conhecia muito pouco sobre o atletismo. Quando soube da oportunidade, resolvi participar da seletiva e fiquei muito feliz com o resultado alcançado”, destacou o jovem.
Equipe Futel/Praia Clube
As crianças e os adolescentes que se destacarem nos treinos ao longo dos próximos meses poderão integrar a equipe Praia Clube/Futel, que foi criada no ano passado e, desde então, já conquistou importantes resultados em todas as competições que participou, inclusive duas medalhas na Copa Minas Loterias Caixa de Atletismo (ouro nos 800 metros rasos e prata nos 1.500 metros rasos), seis medalhas no Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Sub-20 (duas de ouro e quatro de prata), medalha de prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalha de bronze na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo e no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 nos 1.500 metros rasos.
Os resultados obtidos têm relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que disponibiliza aos atletas estrutura para treinamento (como a pista de atletismo e a academia do Sesi Gravatás) e profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas. “O Sesi Gravatás foi assumido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no início do ano e tem sido essencial para diversas modalidades, sendo o atletismo um grande exemplo disso”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.