Notícias

Dmae amplia automação e telemetria em 13 estações elevatórias de esgoto

Monitoramento já acontece em 24 estações elevatórias de esgoto e 15 reservatórios de água, incluindo os distritos
20 de junho de 2022

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) ampliou o sistema de automação e telemetria em 13 estações elevatórias de esgoto (EEE) nos últimos quatro meses. Atualmente, 39 unidades descentralizadas são monitoradas à distância, em tempo real, com a coleta de 1.646 dados. A autarquia também continua trabalhando na montagem dos painéis do controlador lógico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. O objetivo é automatizar em 100% a estação até o fim do ano.

O coordenador do núcleo de planejamento de obras do Dmae, Arthur de Paula, explica que a telemetria possibilita mais rapidez na detecção de problemas e nas correções dos processos, garantindo eficiência nos consertos e economia de recursos. “A ampliação deste sistema traz estabilidade para o conjunto de dispositivos, uma vez que o controle do funcionamento eletromecânico das bombas ocorre em tempo real”, destacou.

Com o acompanhamento online dos dados, é possível detectar alterações do funcionamento das eletrobombas, que ocasionam alterações nos níveis do reservatório, por exemplo. Nesse caso, uma equipe vai até o local verificar o funcionamento do dispositivo, fazer o conserto ou a substituição dele. “Com o monitoramento em tempo real conseguimos prever futuros problemas de funcionamento e nos antecipar com a solução”, explicou Arthur de Paula.

O sistema também armazena dados para análise de falhas e correções, bem como o planejamento de manutenção preventiva. Dentre os itens monitorados, estão tensão elétrica, variação de corrente, temperatura, estágios e períodos de funcionamento.

Ação coordenada

A implementação da nova tecnologia é resultado de uma ação coordenada da diretoria técnica através das gerências eletromecânica e de abastecimento de água. Tanto o projeto, como os painéis elétricos são executados dentro da autarquia, com economia de recursos.

A modernização abrange os centros de reservação e as estações elevatórias de esgoto (confira a lista abaixo). Dentre os novos painéis instalados estão os de monitoramento (telemetria), automação, acionamento e distribuição de energia. Dispositivos que otimizam o desempenho das unidades descentralizadas.  

Sistema de telemetria e automação instalados nas seguintes unidades:

Estações elevatórias de Esgoto: Bem viver, Canaã, Cidade Jardim II, Dona Zulmira, Jaraguá, Jardim das palmeiras II, Jardim das palmeiras III, Joana D’Arc II, Minas Gerais, Monte , ebron, Morada Nova VII, Morada nova VIII, Morumbi B4, Morumbi B5, Novo Mundo I, Pequis I, Pequis III, Portal do Vale, São Bento, Shopping Park I, Shopping Park II, Terra Nova, Tubalina, Umuarama, Zaire Rezende. 

Reservatórios e Poços Artesianos: CDI, Marta Helena, Jardim Europa, Canaã, Santo Inácio, Custódio, Alvorada, Ceasa, Bom Jardim, Luizote, São Jorge, Jockey Camp, Cruzeiro, Martinésia. 

Veja Também