A Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube (Equipe Aparu/Futel/Praia Clube) – foi um dos destaques da 2ª Fase Nacional Loterias Caixa de Atletismo, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, neste fim de semana. No total, a equipe Aparu/Futel/Praia Clube conquistou 10 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
Os medalhistas foram Adeildo Lima (prata nos 1.500 metros), Clayton Pacheco (ouro no salto em distância), Fábio dos Reis (ouro no lançamento de dardo e bronze no arremesso de peso), João Victor Borges (ouro no lançamento de disco), Juliana de Oliveira (prata no arremesso de peso), Lucas Barbosa (bronze nos 1.500 metros), Rafael Cerqueira (prata no salto em distância) e Wellington Fernandes (ouro no arremesso de peso). A equipe também foi representada pelo paratleta Antônio Araújo (4º lugar no arremesso de peso), pelos atletas-guia Henrique Alves e Deverson Lima e pelo treinador Leandro Garcia.
“Mais uma vez Uberlândia se mostrou como uma grande potência nacional no paradesporto, ao conquistar 10 medalhas em uma competição de alto nível. Os resultados são muito importantes para o município e refletem a seriedade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, em diversas modalidades paralímpicas”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.
Como lembra o treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel, a partir de agora a equipe já começa a se preparar para as próximas competições. “O ano de 2022 tem sido excelente para a Aparu/Futel/Praia Clube, pois a equipe foi destaque em todas as competições que participou e está muito bem preparada para os compromissos do segundo semestre, como o Meeting de Atletismo, o Desafio Internacional, o Campeonato Brasileiro Universitário e as Paralimpíadas Escolares”, completou.
Trabalho contínuo
Os resultados alcançados pela Aparu/Fute/Praia Clube têm relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. Além disso, a Futel disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (inclusive academia e pista de atletismo) e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.