Com o objetivo de incentivar e estimular o hábito da leitura dos servidores e usuários do Centro Administrativo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, instalou a Gelateca em um dos pontos estratégicos da Prefeitura. O equipamento, uma geladeira adaptada, serve para guardar livros que podem ser retirados, sem custo, e levados para casa pelo leitor interessado.
A Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek se responsabilizará pela manutenção periódica do equipamento, com seu abastecimento quinzenal de obras literárias, revistas e obras de interesse geral.
Além de retirar as obras, as pessoas também podem doar livros, deixando-os na Gelateca. “Queremos difundir o hábito da leitura entre as pessoas. A instalação da Gelateca é para que todos os servidores, usuários da Prefeitura, possam compartilhar livros, leituras, saberes e novidades”, salientou a secretária de Cultura, Mônica Debs.
De acordo com a secretária, o projeto também é uma oportunidade para que servidores que anteriormente retiraram obras da Kombi, que ficava estacionada em frente à Prefeitura de Uberlândia, possam devolvê-las à Gelateca. “O livro que foi adquirido por meio do projeto anterior pode ser devolvido para a Gelateca. Dessa forma, é possível permitir que outras pessoas tenham acesso às obras oferecidas”, ressaltou Debs.