Notícias

Prefeitura inicia oficina de robótica para alunos da educação municipal

Projeto do Executivo municipal é pioneiro em Minas Gerais em parceria com o Sesi
20 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A educação municipal ganhou, neste mês de junho, mais uma atividade importante para a qualidade do ensino. A Prefeitura de Uberlândia deu início oficial às oficinas de Robótica Educacional, ministradas gratuitamente para alunos do sistema educacional do município. Para o projeto, foi celebrado um contrato entre o Município, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Serviço Social da Indústria (Sesi). 

A princípio, o programa contempla 420 alunos municipais matriculados nas séries finais do ensino fundamental, que receberão 48 horas/aula ministradas na Escola Sesi Uberlândia, localizada no bairro Presidente Roosevelt. Os estudantes são atendidos em 21 turmas, com 20 alunos cada, em aulas de 100 minutos, ministradas nos turnos manhã e tarde. Cada turma terá duas aulas por semana entre os meses de junho e dezembro deste ano, sempre no contra turno do estudante, observando os protocolos de biossegurança diante da pandemia de Covid-19. O investimento municipal é de R$ 396,9 mil.

O prefeito Odelmo Leão ressaltou a importância da medida, que integra mais uma das várias ações recentes adotadas pela administração no intuito de modernizar o ensino municipal, como o Pacto pela Alfabetização e o lançamento da Educação Ambiental. “A Educação é uma prioridade para a nossa gestão. Portanto, essa introdução ao conhecimento mais aprofundado à tecnologia será primordial, uma vez que o segmento representa muito do que será o nosso futuro baseado na inovação”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

“A Oficina de robótica possibilitará o desenvolvimento de habilidades que preparam o estudante para o mundo do trabalho e para a vida, como soluções de problemas, trabalho em equipe, inovação, cooperação, programação, criatividade e protagonismo”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Tânia Toledo.

Cláudia Lena Viana, vice-diretora da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, destacou a importância da parceria para a educação dos alunos participantes. “A oficina de robótica vai trazer experiência para a vida futura destes alunos, fazendo uma grande diferença para cada um. Acreditamos em sonhos e esses alunos estão em busca de seus sonhos, de uma vida melhor”.

Prefeitura inicia oficina de robótica para alunos da educação municipal 1
Foto: Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Parceria Prefeitura e Sesi

Dentro da parceria, cabe à Secretaria Municipal de Educação os investimentos financeiros, o acompanhamento das atividades das oficinas, a seleção dos alunos, o encaminhamento dos mesmos à unidade do Sesi e o transporte dos alunos para a unidade do Sesi para as aulas.

Quanto ao Sesi, são de sua responsabilidade a elaboração e o gerenciamento do projeto por meio das aulas práticas e teóricas, realizar a matrícula e orientações dos alunos, supervisão e execução das oficinas com funcionários próprios, elaborar e reproduzir os materiais didáticos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecer certificados de conclusão e disponibilizar as estruturas do laboratório de robótica, assim como seus equipamentos.

Carlos Kauê Gomes de Oliveira, 12 anos, aluno do sétimo ano da Escola Municipal Professora Carlota de Andrade Marquez, ressalta a importância de participar da oficina de robótica. “Participar deste projeto é muito bom, e pode nos ajudar muito futuramente, muitas vezes eu tenho vontade de descobri muito mais sobre a computação. Eu tenho um sonho de orgulhar minha família, então, quero estudar o máximo possível, fazer cursos, faculdade.”

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também