Notícias

Prefeitura promove capacitação para produtores interessados na criação de peixes

Treinamento ocorre na Estação de Psicultura do Parque do Sabiá
21 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia está promovendo uma capacitação com produtores cadastrados na Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei), para criação de peixes. O curso está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar) – que disponibiliza os instrutores – e o Sindicato Rural de Uberlândia. As aulas promovem capacitação para criação em tanque escavado (reservatórios construídos no solo e que necessitam de uma cobertura impermeabilizante), ensinando as técnicas corretas de reprodução, nutrição e manejo.

O treinamento ocorre até sexta-feira (24) na Estação de Psicultura do Parque do Sábia. Ao todo, o local possui nove tanques, com espécies matrizes variadas, como Pirarucu, Pirarara, Cachapira, Tambaqui, Carpa Colorida, Carpa comum e Tilápia.

A produtora agroecológica da região de Cruzeiro dos Peixotos, Michele Galvão destaca a importância de participar do curso. “Quero iniciar a criação de peixes em minha propriedade, para aumentar minha renda. Por isso, minha expectativa é aprender mais sobre essa introdução animal”, pontuou.

Até o fim da semana, os participantes irão estudar sobre construção de tanque, quantidade correta de peixes nos reservatórios e fornecimento adequado de ração, entre outros temas. “O treinamento também vai abordar uma das questões mais importantes na piscicultura: a qualidade da água. Por isso, os participantes aprenderão a trabalhar pH, oxigênio, temperatura, amônia e transparência da água”, explicou o coordenador do Núcleo de Aquicultura da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Rodolfo Fontana.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também