Notícias

Prefeitura promove capacitação para produtores interessados na criação de peixes

Treinamento ocorre na Estação de Psicultura do Parque do Sabiá
21 de junho de 2022

A Prefeitura de Uberlândia está promovendo uma capacitação com produtores cadastrados na Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei), para criação de peixes. O curso está sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar) – que disponibiliza os instrutores – e o Sindicato Rural de Uberlândia. As aulas promovem capacitação para criação em tanque escavado (reservatórios construídos no solo e que necessitam de uma cobertura impermeabilizante), ensinando as técnicas corretas de reprodução, nutrição e manejo.

O treinamento ocorre até sexta-feira (24) na Estação de Psicultura do Parque do Sábia. Ao todo, o local possui nove tanques, com espécies matrizes variadas, como Pirarucu, Pirarara, Cachapira, Tambaqui, Carpa Colorida, Carpa comum e Tilápia.

A produtora agroecológica da região de Cruzeiro dos Peixotos, Michele Galvão destaca a importância de participar do curso. “Quero iniciar a criação de peixes em minha propriedade, para aumentar minha renda. Por isso, minha expectativa é aprender mais sobre essa introdução animal”, pontuou.

Até o fim da semana, os participantes irão estudar sobre construção de tanque, quantidade correta de peixes nos reservatórios e fornecimento adequado de ração, entre outros temas. “O treinamento também vai abordar uma das questões mais importantes na piscicultura: a qualidade da água. Por isso, os participantes aprenderão a trabalhar pH, oxigênio, temperatura, amônia e transparência da água”, explicou o coordenador do Núcleo de Aquicultura da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Rodolfo Fontana.

Veja Também