Notícias

Prefeitura de Uberlândia auxilia UFU a capacitar escolas da região Sudeste do Brasil

Parceira da Cecampe-Sudeste, Secretaria Municipal de Educação qualifica profissionais para uso consciente dos recursos do caixa escolar
23 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está auxiliando a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a capacitar gestores educacionais da região Sudeste, visando a utilização correta e legal da caixa escolar. A iniciativa, que conta com o auxílio de nove servidores municipais na elaboração de material didático, aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – autarquia que fomenta ações de pesquisa, ensino e extensão, aconteceu a partir de convite feito pela instituição acadêmica.

“Participar diretamente deste projeto que estimula as boas práticas na gestão dos recursos públicos é algo que nos motiva e engrandece o trabalho que temos feito. Fomos convidados para corroborar com a elaboração de um plano de ações junto ao Cecampe-Sudeste. Isso mostra o reconhecimento e a valorização dos esforços que destinamos para a capacitação de profissionais da área”, destacou a secretária de Educação, Tania Toledo.

Neste contexto, a participação da Secretaria Municipal de Educação se soma à UFU na constituição do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais Sudeste (Cecampe-Sudeste). O órgão busca envolver as escolas da região Sudeste do país, aprimorando o uso de incentivos financeiros viabilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Colabora, ainda, para o aumento do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges) do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

As escolas municipais de Uberlândia já são atendidas pela secretaria por meio do setor de coordenadoria das caixas escolares, criado para fornecer ferramentas necessárias aos gestores escolares no trato com o dinheiro público da educação. Os trabalhos rotineiramente desenvolvidos pela pasta agora alçam voos maiores, com a participação ativa de servidores da Educação do município nas atividades do Cecampe-Sudeste.

Próximas capacitações

Na agenda de ações, a Secretaria Municipal de Educação ministra, neste fim de semana, em Montes Claros, no norte do estado, uma capacitação a gestores escolares. Para os próximos meses, os servidores municipais irão aplicar capacitações nas cidades de São Paulo (em julho), Rio de Janeiro e Belo Horizonte (em agosto) e Vitória (em setembro).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também