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Prevenção às Drogas trabalha a reinserção de socioeducandos do CSEUB

Nesta terça-feira (28) foi encerrada a formação de mais uma turma do projeto Novo Caminho
28 de junho de 2022
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A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil concluiu, nesta terça-feira (28), a formação de mais uma turma do projeto Novo Caminho, junto a socieducandos do Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB). Durante toda a manhã, 10 adolescentes atendidos pelo CSEUB assistiram palestras e oficinas de grafitti, dança e customização de camisetas. O Novo Caminho oferece aos socioeducandos a formação complementar para o exercício da cidadania e a preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.

Segundo a coordenadora de Reinserção Social, da Secretaria de Prevenção às Drogas, Brenda Nunes, o atendimento com esta turma teve início no mês de abril deste ano. “Trabalhamos itens como projetos para o futuro e mostramos para estes adolescentes que a maioria dos limites para se obter o sucesso são impostos por eles mesmos”, disse.

Durante a palestra “Projeto de vida”, a psicóloga da Secretaria de Prevenção às Drogas, Maria de Lourdes Pereira, abordou itens como trabalho, futuro e sonhos. “Nos empenhamos em mostrar que o recomeço é possível para todos e que o futuro pode ser melhor quando nos empenhamos para isso acontecer”, afirmou.

Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas abordando temas como relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados.

Com foco no desenvolvimento da personalidade dos adolescentes, bem como na formação dos mesmos para o exercício da cidadania, as oficinas temáticas dão suporte ao processo socioeducativo desenvolvido pelo CSEUB, auxiliando no desenvolvimento de competências relacionais favoráveis a uma futura e positiva inserção dos egressos no mercado regular de trabalho.

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