Notícias

“Turminha do Cerrado” é umas das atividades de educação ambiental do Dmae

Ação faz parte da agenda do Programa Escola Água Cidadã (Peac)
28 de junho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O teatro de fantoches da “Turminha do Cerrado” é uma das ações de educação ambiental mais importantes do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Através dele, os monitores do Programa vão até escolas públicas e privadas de Uberlândia para apresentar a conscientização ambiental para crianças de maneiro lúdica e educativa.

Para o coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, Cláudio Rocha, o teatro da “Turminha do Cerrado” é fundamental, porque ensina a destinar o lixo de forma correta e mostra o que acontece com os animais quando a natureza é afetada por ações humanas. “Tudo isso é passado de uma forma bem didática para as crianças conseguirem entender tudo independente da faixa etária em que estejam”, comenta o coordenador.

Durante esta semana, as escolas municipais Amanda Carneiro, Grande Otelo, Shopping Park e Hipólita Erenze recebem o teatro de fantoche da “Turminha do Cerrado”. Além disso, o Peac realiza outras atividades ao longo da semana. Confira as atrações.

Fazendinha Águas Vivas

Na sexta-feira (01), a Escola Municipal de Educação Infantil Shopping Park vai visitar a Fazendinha Águas Vivas para conhecer como funciona o trabalho rural, materiais e instrumentos utilizados no campo, além de conhecer alguns animais.

“Turminha do Cerrado” é umas das atividades de educação ambiental do Dmae 1

ETA Capim Branco

A visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco também faz parte das atividades do Peac. Lá, alunos de Uberlândia conhecem como funciona o tratamento de água em uma das maiores obras de saneamento do país. Durante a semana, a Escola Municipal Freitas Azevedo e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão visitar a estação.

Palestras de Educação Ambiental

Por fim, as palestras são outras maneiras de promover a conscientização ambiental para a população uberlandense. Nesta semana, o Peac vai realizar as palestras “História do Saneamento” na Escola Municipal Leandro José de Oliveira, “Caminhos da Água” na Escola Municipal Professor Valdemar Firmino e “Uso e Crise” na Escola Estadual Joaquim Saraiva.

Agendamento

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água. Foi regulamentado em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também