Os sabores das festas juninas foram levados para as merendas servidas em 122 escolas da Prefeitura de Uberlândia. Neste mês, em alusão às festas juninas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) acrescentou milho nos cardápios como parte do programa Datas Comemorativas, que oferece alimentos típicos em épocas como a Páscoa e o Dia das Crianças. Para servir a guloseima, a SME adquiriu 5,1 toneladas de milho que são servidos nos lanches em pratos como caldo, mingau ou cozido.
Em outros ocasiões, o milho também foi servido, porém, em conserva (latas). Desta vez, o produto chega nas escolas in natura, ou seja, ainda na espiga, embora descascado e limpo, pronto para ser consumido. De acordo com a nutricionista do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), Thaís Mendonça, da SME, cada escola tem liberdade de decidir como vai utilizar o produto.
“O milho é um alimento que sempre aparece nos cardápios das festas juninas. Foi interessante levarmos para as escolas com esta proposta do programa Datas Comemorativas, pois conseguimos comemorar com um alimento saudável”, disse a nutricionista.
Segundo a diretora do Pmae, Tânia Martinelli, os milhos foram adquiridos pela Agricultura Familiar. Em respeito à lei 11.947/2009, pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda são destinados à compra direta da agricultura familiar. “O objetivo é incentivar os pequenos produtores e proporcionar renda às famílias que têm a agricultura como fonte de renda”, ressaltou.