Notícias

Zoológico Municipal recebe nova onça-parda

Felina foi encontrada nas proximidades da cidade de Patos de Minas
1 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

O Zoológico Municipal está com moradora nova. Trata-se de uma onça-parda, que passou a integrar o plantel do espaço municipal. Kiara, como a felina é chamada, chegou primeiro ao Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras), de Patos de Minas, em dezembro de 2020, com poucos dias de vida, ainda com os olhos fechados, após ser encontrada sozinha, sem sua mãe.

Durante sua permanência no Cetras, o animal teve diversas complicações que agravaram seu quadro clínico, entre elas, o desenvolvimento de catarata. Foi necessário aguardar Kiara completar 11 meses de idade para a correção da catarata, no Hospital Veterinário de Uberaba, por uma equipe multidisciplinar de nove médicos veterinários. Após o procedimento, exames foram feitos e constatou-se que a capacidade visual permaneceu intacta.

Devido a longa permanência sob cuidados humanos, Kiara se tornou um animal manso, tornando inviável a reabilitação em vida livre. Diante disso, o Zoológico Municipal de Uberlândia foi escolhido para ser sua moradia definitiva. No local, a onça participará de programas de educação ambiental e banco genético em cativeiro, contribuindo para conservação da onça-parda em vida livre.

Zoológico Municipal recebe nova onça-parda 1
Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

O Zoológico Municipal é um grande centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condição de integrar o seu habitat. Todos os animais recebidos pelo zoológico são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise de suas condições clínicas e biológicas. No caso de confirmação da impossibilidade de reintegração ao habitat, eles são acolhidos. O cuidado diário é feito por uma equipe especializada de servidores, que inclui médicos veterinários e biólogos entre outros.

A boa alimentação também é outra prioridade, sendo elaborada com hortifrutigranjeiro, carnes e rações de primeira qualidade. Esse conjunto de fatores contribuem para o prolongamento em até 50% do tempo médio de vida dos animais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load