Notícias

Cerimônia de início do Congado 2022 acontece neste domingo

Benção das bandeiras acontecerá na Igreja do Rosário; tradicional cerimônia marca início das festividades
6 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A tradição e a religiosidade irão tomar conta da praça da Igreja do Rosário neste domingo (10). Promovida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a tradicional cerimônia de Bandeira de Aviso, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, acontecerá às 19h, na Igreja do Rosário. A celebração marca o início das atividades do Congado 2022 no município.

Segundo a secretária da pasta, Mônica Debs, o evento é de grande importância para a região. “A Benção das bandeiras é uma tradição cultural e religiosa na nossa cidade. Marca o início da festividade, da manifestação da fé de nosso povo e de valorização e apreciação da cultura negra. É com orgulho e afinco que estamos ao lado da organização para celebrar e apoiar um dos mais antigos movimentos culturais e religiosos da região”, pontuou a representante da secretaria responsável.

Antes da solenidade marcada para às 19h, na Igreja do Rosário, haverá a carreata com a presença de todos os grupos de Congados, explica Denilson Nascimento, presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. “Neste domingo, às 16h, os 16 dos 24 grupos de congados se reúnem na porta da nossa sede, e às 16h30 sairemos em desfile, passando pela avenida Floriano Peixoto até à Igreja do Rosário, onde acontece a celebração que abrirá os trabalhos do Congado 2022. A partir de domingo, os grupos realizarão rezas e terços nas casas dos devotos. Já o desfile da grande festa do Congado acontece nos dias 9 e 10 de outubro. Toda a comunidade está convidada para prestigiar as festividades”, esclareceu o presidente e um dos organizadores da Congada.  

Não perca!

Levantamento da Bandeira de Aviso das atividades do Congado 2022

Dia: Domingo (10)

16h: Encontro dos Congadeiros

Local: Sede da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.Rua Prata, 890. Bairro: Nossa Senhora Aparecida

16h30: Partida da Carreata da sede até à Igreja do Rosário.

19h: Bandeira de Aviso (Benção das Bandeiras)

Local: Igreja do Rosário -Praça do Rosário – Centro.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também