Notícias

Secretaria Municipal de Saúde realiza seminário sobre prevenção à violência contra idosos

Evento, ocorrido no auditório do Dmae, foi voltado para profissionais da área da saúde e do intersetor
7 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia, sempre preocupada com o bem-estar e qualidade de vida de seus idosos, realizou, nesta quinta-feira (7), o I Seminário de Enfrentamento e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento foi aconteceu no auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e contou com a participação de profissionais que lidam diretamente com pessoas idosas, como membros das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Instituição de Longa Permanência e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A motivação do seminário veio considerando a data da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, no último dia 15. Ao longo de junho, os profissionais que atuam com pessoas da terceira idade foram motivados a realizar ações com os idosos, como rodas de conversa, a fim de despertar o pensamento sobre esse tema e identificar possíveis vítimas de violência.

A psicóloga do Núcleo de Atenção Primária da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Silvestre Faria, que coordenou o seminário, conta que esse tipo de ação é ainda mais importante neste momento, pois, com a pandemia da Covid-19, a proximidade com as pessoas idosas foi afetada e os índices de violência contra esse público cresceu.

“As formas mais comuns de violência contra a pessoa idosa são negligência e abandono. Nos últimos anos, houve um acréscimo de quase 150% de violência contra a pessoa idosa. Segundo o disque 100, são registradas 228 denúncias por dia e 73% delas são contra mulheres idosas como vítima, o que também levanta questão do feminicídio em pessoas mais velhas. Então, baseado nesses dados e no trabalho que fazemos de acompanhamento das equipes relacionadas à pessoa idosa surgiu esse desejo de realizarmos o seminário”, explicou a psicóloga.

Secretaria Municipal de Saúde realiza seminário sobre prevenção à violência contra idosos 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O evento promoveu um momento de reflexão para garantir a proteção e a dignidade aos idosos, além de estimular o envelhecimento saudável e ativo. Houve também a participação dos palestrantes: psicólogo Kléber Galante; médica Lívia Machado; assistente social Lívia Dantas; e terapeuta ocupacional Verônica Gomes, o seminário também contou com uma mesa dialógica que envolveu a coordenadora do evento e os palestrantes, que debateram questionamentos do público. Quem estava presente no auditório do Dmae ainda pôde acompanhar a apresentação da poetisa Derci Robles de Cesero, representando a população da 3ª idade, que recitou dois de seus poemas sobre a temática do seminário.

“Momentos como este, que a Prefeitura de Uberlândia oferece aos seus colaboradores e servidores, são fundamentais na promoção do diálogo e de ações conjuntas. Se não for um trabalho intersetorial fica tudo muito difícil, limitado. A situação é complexa, os idosos muitas vezes são alvos de violência, abandono, negligência. O poder público, os profissionais de saúde, a sociedade como um todo, todos nós precisamos nos envolver na questão do amparo aos idosos”, ponderou o psicólogo e palestrante Kléber Galante.

Secretaria Municipal de Saúde realiza seminário sobre prevenção à violência contra idosos 2
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load