Notícias

Futel tem capacidade para atender quase 3,5 mil alunos em escolinhas de futebol

Dia Nacional do Futebol, comemorado nesta terça-feira (19), homenageia uma das grandes paixões dos brasileiros
19 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Brasil comemora, nesta terça-feira (19), o Dia Nacional do Futebol, modalidade que tem o maior número de alunos nas escolinhas da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Atualmente, a capacidade de atendimento é de até 3.290 crianças e adolescentes na iniciação esportiva e outros 200 no alto rendimento, sendo 160 no futebol masculino e 40 no feminino.  A atividade é oferecida nos campos do Parque do Sabiá, Sesi Gravatás, Núcleo Viva Mansour e poliesportivos São Jorge, Santa Luzia, Segismundo Pereira, Custódio Pereira, Jardim América, Jardim Brasília, Tocantins, Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Tancredo Neves, Patrimônio, Canaã e Tapuirama.

Em todos esses locais, com exceção do Poliesportivo Santa Luzia, que funciona exclusivamente como centro de treinamento, ainda há vagas disponíveis. Para se inscrever, basta que a criança ou adolescente, com idades entre 6 e 18 anos, se dirija ao local de sua preferência acompanhado por um responsável e apresente documento de identidade, comprovante de residência, declaração escolar e atestado médico que indique as condições adequadas para a prática da atividade.

“O futebol é uma das paixões nacionais e em Uberlândia isso não é diferente. Por isso, temos uma grande procura por essa modalidade e disponibilizamos a todos os alunos uma excelente estrutura, além de profissionais capacitados e a oportunidade para que as crianças e os adolescentes se desenvolvam no esporte”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta. 

Alto rendimento

Desde dezembro do ano passado, por meio de uma parceria entre a Futel, o Esporte Social Uberlândia (Essube) e o Uberlândia Esporte Clube (UEC), o futebol de alto rendimento ganhou ainda mais força. Com a parceria, as equipes de futebol de alto rendimento da Futel e do Essube se tornaram uma só nas categorias sub-11, 13, 15 e 17, e todos os atletas passaram a ficar à disposição do Uberlândia Esporte Clube, caso sejam chamados para integrar as categorias de base.

A responsabilidade da Futel na parceria é oferecer estrutura adequada para os atletas, o que inclui os campos de futebol dos poliesportivos Patrimônio e Santa Luzia para jogos e treinos, academia de musculação e fisioterapia. Além disso, fornece três profissionais de educação física para atuar como treinadores da equipe nas categorias sub-11 e 13. Atualmente, 160 crianças e adolescentes são beneficiados pela parceria no sub-11, 13, 15 e 17.

As equipes sub-15 e sub-17 estão disputando, desde o início do ano, o Campeonato Mineiro de Futebol do Interior. Já as categorias sub-11 e sub-13 disputam, ao longo dessa semana, a 1ª Copa Sul Cup Triângulo, realizada em Miguelópolis, no interior do estado de São Paulo, com a participação de equipes das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Competições

Além do trabalho realizado na iniciação esportiva e no alto rendimento, considerado referência em todo o país, a Futel promove e apoia importantes competições de futebol. Neste ano, já promoveu a Copa Futel de Futebol de Campo Master, que terminou neste sábado (16), e apoiou o Campeonato Rural “Odelmo Leão”, o Campeonato Amador e o Campeonato do Congado. Para o segundo semestre está prevista a realização da Copa Futel de Futebol de Base.

“Todos os espaços da Futel são muito bem cuidados e recebem constantes manutenções e melhorias. Tudo isso é feito para que possamos atender a população com qualidade, não só nas escolinhas da Futel, mas também nas competições voltadas a atletas das mais diversas faixas etárias”, completou Zanatta.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também