Notícias

Prefeitura retoma Cineclube Cultura com exibições no Cineteatro Nininha Rocha

Mostra de cinema nacional acontece gratuitamente ao longo de agosto
21 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Divulgação

Um acervo de cerca de 300 filmes e equipamentos de projeção e sonorização modernos já estão prontos para a retomada do Cineclube Cultura em agosto. Ao longo de 36 anos de existência, o programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) traz, com exibição gratuita, produções audiovisuais das telonas para estimular a formação cultural e reflexões sobre vários temas.

Passada a suspensão devido às medidas de biossegurança da pandemia, o projeto funcionará todas as terças, às 19h, em novo endereço: o Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. Para agosto, a programação explora uma breve mostra do cinema nacional. A estreia acontece no dia 2, com a película ‘Rio, 40 graus’, de Nelson Pereira dos Santos. Nas terças-feiras seguintes, a população poderá assistir: Deus e o diabo na terra do Sol (Glauber Rocha); o documentário Di-Glauber e o filme Terra em transe (Glauber Rocha); O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha); e O poeta do castelo e Macunaíma (ambos com direção de Joaquim Pedro de Andrade). Os filmes são disponibilizados pela Programadora Brasil e a Cinemateca Brasileira.

“É um espaço para o diálogo, o debate e a troca de ideias, com uma proposta de caráter formativo contaremos a cada sessão com convidados para um bate-papo sobre cinema, cineclubismo, a história do cinema brasileiro, as diferenças existentes entre os diversos momentos e linguagens do cinema nacional, e suas relações, influências do cinema mundial, e tendências para o futuro”, destacou a secretaria da SMCT, Monica Debs.

O cronograma da SMCT prevê para setembro uma mostra do Cinema Marginal sob a ótica das produções da Boca do Lixo, trazendo obras de 1968 e 1973. Em outubro, os amantes das telonas podem assistir filmes do período de 1995 a 2002, conhecido como Cinema da Retomada. Já para novembro e dezembro, entram em cartaz produções na temática Cinema Brasileiro no começo do século XXI.

Cronograma de agosto

Breve Mostra do Cinema Nacional – entrada franca

Dia 2 – Rio, 40 graus

Dia 9 – Deus e o diabo na terra do Sol

Dia 16 – Di-Glauber/Terra em transe

Dia 23 – O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro

Dia 30 – O poeta do castelo/Macunaíma

Dia e hora: Terças-feiras, sempre às 19h

Local: Cineteatro Nininha Rocha – Praça Professor Jacy de Assis – s/n – Centro

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também