Um acervo de cerca de 300 filmes e equipamentos de projeção e sonorização modernos já estão prontos para a retomada do Cineclube Cultura em agosto. Ao longo de 36 anos de existência, o programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) traz, com exibição gratuita, produções audiovisuais das telonas para estimular a formação cultural e reflexões sobre vários temas.
Passada a suspensão devido às medidas de biossegurança da pandemia, o projeto funcionará todas as terças, às 19h, em novo endereço: o Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura. Para agosto, a programação explora uma breve mostra do cinema nacional. A estreia acontece no dia 2, com a película ‘Rio, 40 graus’, de Nelson Pereira dos Santos. Nas terças-feiras seguintes, a população poderá assistir: Deus e o diabo na terra do Sol (Glauber Rocha); o documentário Di-Glauber e o filme Terra em transe (Glauber Rocha); O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro (Glauber Rocha); e O poeta do castelo e Macunaíma (ambos com direção de Joaquim Pedro de Andrade). Os filmes são disponibilizados pela Programadora Brasil e a Cinemateca Brasileira.
“É um espaço para o diálogo, o debate e a troca de ideias, com uma proposta de caráter formativo contaremos a cada sessão com convidados para um bate-papo sobre cinema, cineclubismo, a história do cinema brasileiro, as diferenças existentes entre os diversos momentos e linguagens do cinema nacional, e suas relações, influências do cinema mundial, e tendências para o futuro”, destacou a secretaria da SMCT, Monica Debs.
O cronograma da SMCT prevê para setembro uma mostra do Cinema Marginal sob a ótica das produções da Boca do Lixo, trazendo obras de 1968 e 1973. Em outubro, os amantes das telonas podem assistir filmes do período de 1995 a 2002, conhecido como Cinema da Retomada. Já para novembro e dezembro, entram em cartaz produções na temática Cinema Brasileiro no começo do século XXI.
Cronograma de agosto
Breve Mostra do Cinema Nacional – entrada franca
Dia 2 – Rio, 40 graus
Dia 9 – Deus e o diabo na terra do Sol
Dia 16 – Di-Glauber/Terra em transe
Dia 23 – O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro
Dia 30 – O poeta do castelo/Macunaíma
Dia e hora: Terças-feiras, sempre às 19h
Local: Cineteatro Nininha Rocha – Praça Professor Jacy de Assis – s/n – Centro