Notícias

Experimento com pó de basalto resulta na produção de quase 2 mil maços de hortaliças

Alimentos foram doados para 15 instituições sociais cadastradas na Prefeitura; estudo é realizado em conjunto pela Ferub e Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação
22 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Araípedes Luz /Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A manhã desta sexta-feira (22) foi marcada pela colheita farta de hortaliças orgânicas, nas terras férteis manejadas pela Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Mais de dois mil maços de rúculas e alfaces foram colhidos e colocados em 70 caixas para doações. As hortaliças, que foram plantadas e colhidas sem nenhuma manipulação de agrotóxicos, resultam de experimentos com o pó de basalto (remineralizador de solo) extraído do solo de Uberlândia, a partir da parceria com a Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Além da qualidade e da colheita volumosa, a Prefeitura de Uberlândia se preocupa também com a destinação dos produtos. Atuando na distribuição, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, também se manteve presente, doando a produção para 15 instituições sociais cadastradas na pasta que receberam as hortaliças.   

Experimento com pó de basalto resulta na produção de quase 2 mil maços de hortaliças 1
Fotos: Araípedes Luz /Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“Em 2019, começamos uma pesquisa para comprovar a eficiência do pó de basalto na remineralização do solo, o que levou nossa cidade a ser o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil. Isso é tudo que o mundo precisa: um agronegócio mais produtivo e com menos uso de defensivos. Hoje tivemos mais uma prova de que esse é o caminho certo. Eu fico ainda mais feliz de destinar esses alimentos para 15 instituições sociais, ajudando as pessoas que mais precisam”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Para Carlos Nazareno, diretor-geral da Ferub, as parcerias foram fundamentais para a ação. “O experimento contou com a utilização do pó de basalto sob orientação minuciosa e preciosa da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação. Após as análises da nossa olericultura, toda a produção está sendo doada compondo a alimentação de várias entidades carentes, com o auxílio efetiva da Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação.”

Experimento com pó de basalto resulta na produção de quase 2 mil maços de hortaliças 2
Fotos: Araípedes Luz /Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Uma das instituições contempladas é o Núcleo Servos Maria de Nazaré, localizada no bairro Cidade Jardim. Recebendo as hortaliças com alegria, a fundadora Shyrlene Campos destaca o valor das doações. “Que coisa mais linda esses pés de alface. Tudo é muito bem-vindo. Aqui, funcionam duas creches que atendem, de forma gratuita, mais de 300 crianças de 5 meses até 3 anos”, comemorou a responsável pela instituição.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também